sexta-feira, 21 de setembro de 2018

CARMEN – A GRANDE PEQUENA NOTÁVEL




        Contrariando as regras da boa redação vou usar várias vezes o adjetivo: notável a iniciativa de Heloisa Seixas e Julia Romeu de escreverem um livro sobre Carmen Miranda endereçado às crianças e depois transformá-lo em musical; mais notável ainda a iniciativa de Kleber Montanheiro de montar e dirigir com tanto amor o espetáculo que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil apenas aos sábados no horário que abriga as peças infantis (11h). A mais que notável pequena notável precisa ser conhecida pelos jovens como a mulher que enfrentou com seu imenso talento o mundo machista e conservador da primeira metade do século 20 dominando não só a cena brasileira como também o fechado show business norte americano. Acusada pelos radicais de plantão de se vender ao gosto norte americano, sua obra mostra que a portuguesa Carmen soube como ninguém mostrar a rica música brasileira ao mundo. Tudo muito notável.
        O palco do CCBB é muito pequeno para nele caber a grandeza da pequena notável, o brilho de Amanda Acosta e as letras gigantescas que formam o nome “Carmen” que atravancam a movimentação dos atores além de encobrirem a singela pintura em preto e branco de Victor Grizzo que compõe o cenário concebido pelo diretor. Os figurinos belos e muito coloridos criados por Montanheiro  contrastam harmoniosamente com o sóbrio cenário.

O diretor Kleber Montanheiro e Amanda Acosta na estreia para convidados em 19/09/18 

        Depois de sua impressionante caracterização como Bibi Ferreira, eis Amanda Acosta entoando a voz no ritmo de Carmen, usando o seu erre tão característico e cantando como ninguém... Como ninguém NÃO! Como Carmen Miranda! Esses dois trabalhos qualificam Amanda como a mais versátil estrela dos musicais brasileiros. O elenco de apoio sustenta o espetáculo nas ausências de Amanda para troca de figurino, mas a cena só volta a brilhar em sua reaparição. Em alguns momentos há certo exagero nas intervenções humorísticas que desbalanceiam a delicadeza do espetáculo.
        A direção musical de Ricardo Severo é impecável, sendo que os números musicais muito bem tocados e cantados pelo elenco constituem-se como o ponto forte da peça.
        ATENÇÃO MAMÃES E PAPAIS: Levem seus pequenos para assistir a este delicioso espetáculo; eles vão adorar... E vocês também!
        Apesar de endereçada ao público infantil a peça tem fôlego para temporada em horário noturno e, se possível, em um palco maior.

         P.S. Tenho certeza que Marília Pêra adoraria não só assistir, mas também participar deste trabalho. Carinhosamente há no programa um agradecimento (in memorian) a ela, que emprestou seu imenso talento a exuberantes Carmens Mirandas em tantas ocasiões.

Aplausos!!

            



        21/09/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário