terça-feira, 11 de setembro de 2018

MUCHO RUIDO POR NADA (PERU)




SHAKESPEARE PRESENTE NO MIRADA 2018

       Depois de dois espetáculos de temática pesada (torturados e torturadores em Labio de Liebre e exclusão social em Nimby) foi um verdadeiro bálsamo assistir a Mucho Ruido Por Nada encenação do Teatro de la Plaza do Peru a partir da gostosa comédia de Shakespeare. Remetendo ao fato que na época elisabetana os papeis femininos eram interpretados por homens e mais ainda para enfatizar que “qualquer maneira de amor vale a pena” a encenadora optou por entregar os papeis de Hero, Beatriz, Antonia e das duas criadas para barbados que o fazem de maneira brilhante sem trejeitos nem caricaturas.
       O sugestivo cenário de Luís Alberto León e Chela de Ferrari abriga os figurinos de Gustavo Valdez que belamente pendurados no alto da cena descem no momento em que os atores devem vesti-los.
       A peça é dirigida com leveza e graça por Chela de Ferrari, encenadora peruana responsável por montagens importantes como O Beijo da Mulher Aranha (2008), Ricardo III (2013) e La Cautiva (2014), sendo que esta última provocou grande polêmica ao tratar do terrorismo no Peru.
       A encenação flui de maneira divertida terminando de maneira surpreendente louvando ao mesmo tempo a diversidade sexual e o empoderamento da mulher com uma surpreendente participação do público.
       Os atores são excelentes e versáteis interpretando e cantando as canções inseridas na ação. Por não haver a distribuição dos papeis na ficha técnica, destaco aqueles que mais me surpreenderam pelas personagens que interpretam: Beatriz, Benedito, Leonato e Conde Claudio.


       Uma verdadeira festa para amenizar a angústia dos tempos sombrios que temos vivido e que colocou de pé o entusiasmado público que lotou o palco e a plateia do Teatro Coliseu na fria noite santista do feriado da independência.

       10/09/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário