sábado, 27 de abril de 2019

AS CANGACEIRAS – GUERREIRAS DO SERTÃO



                O dramaturgo pernambucano Newton Moreno está de volta a um universo que lhe é caro: o sertão nordestino e os seres que ali (sobre)vivem. Moreno já visitou esse cenário em espetáculos memoráveis como Agreste, Assombrações do Recife Velho e Memórias da Cana e agora a ele retorna para contar a luta de um bando de mulheres contra a opressão exercida sobre elas pelos homens da região. O texto é ágil e poético e encontra igual dinamismo na bela tradução cênica de Sergio Módena.
        A encenação de Módena não tem tempos mortos com dinâmica entrada e saída de cena dos grupos antagonistas (mulheres versus homens). A itinerância das personagens e essa movimentação do elenco têm grande aliado no sóbrio e criativo cenário de Marcio Medina que também se movimenta durante todo o espetáculo e é emoldurado pelas luzes criadas por Domingos Quintiliano. Destaque para os figurinos criados por Fábio Namatame que parecem ter vindo diretamente do sertão nordestino para o palco do SESI. A coreografia de Erica Rodrigues se adéqua às características das atrizes e atores que não são dançarinos, mas que se saem muito bem nos números de conjunto.
        A trilha sonora assinada pelo autor e por Fernanda Maia tem uma perfeita adequação entre as letras e as melodias e por sua beleza merece uma gravação que sobreviva à montagem da peça. A direção musical impecável de Fernanda Maia se concretiza com as interpretações dos músicos presentes no fundo do palco.
        O elenco feminino (sete cangaceiras) afinadíssimo tem a sempre ótima e versátil Amanda Acosta á sua frente como a líder combativa Serena, mas dá chance a ótimos momentos de Luciana Lyra e Carol Badra (impagável como a Zaroia), duas remanescentes do grupo Os Fofos Encenam, do qual o dramaturgo também faz parte. Do elenco masculino (seis cangaceiros) se sobressaem Marco França como o selvagem Taturano e Pedro Arrais, responsável por alguns momentos de humor, como o engraçado Volante. São destaques, mas cabe ressaltar que os treze intérpretes são muito talentosos e o resultado de suas interpretações é coeso e harmonioso, mérito que também precisa ser dividido com o diretor Sergio Módena.
        Como se vê tudo funciona neste espetáculo que louva a liberdade e a dignidade não só da mulher, mas de todo ser humano. A cena final é uma das mais catárticas apresentadas nos nossos palcos nos últimos tempos. Com lágrimas nos olhos e uma vontade imensa de lutar pelos seus direitos, o público abandona a sala de espetáculos entoando as palavras da última canção e com esperança no coração.



        AS CANGACEIRAS – GUERREIRAS DO SERTÃO está em cartaz no Teatro do SESI de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 19h até 04/08. Entrada gratuita. NÃO DEIXE DE VER.

        27/04/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário