sexta-feira, 19 de abril de 2019

GLÓRIA




        A multiartista de teatro Eloisa Vitz é uma guerreira: escreve, dirige, atua e mantém com seu Grupo Gattu, o Teatro do Sol, aconchegante espaço teatral localizado no bairro de Santana, a cinco minutos do metrô Santana.
        Acaba de estrear naquele local a peça Glória, quarto espetáculo de tetralogia de Vitz que inclui os títulos Amor, Fortuna e Graça, todos eles já encenados pelo grupo.
        O grupo também tem em seu repertório várias peças de Nelson Rodrigues, entre elas a obra prima A Falecida, montada com excelente resultado em 2017, tendo Eloisa no papel de Zulmira.
        Glória conta uma divertida história passada em uma ilha onde a pitonisa Gal (Mariana Fidelis) disputa o governo do local com a líder comunitária Rigola (a sempre excelente Miriam Jardim). A emoção disputando com a razão, o coração versus o cérebro, onde nem tudo é o que parece ser. Circulam por ali Lori, assistente deslumbrado de Gal (Daniel Gonzales), Alba (Laura Vidotto), Átor (Jailton Nunes) e Thelma, uma habitante da ilha que é muito feliz e não sabe por que (personagem de Eloisa Vitz que me lembrou da canção Felicidade de Luiz Tatit). Numa trama simples e gostosa que a dramaturga declara estar baseada no realismo fantástico assistimos ao embate das duas candidatas até o final onde uma delas sairá vencedora. Apesar do ar descontraído a peça não deixa de dar cutucadas no triste momento pelo qual o país está passando por meio de algumas falas da personagem Rigola e também pela alienação criada nos habitantes da ilha pela pitonisa Gal.

Miriam Jardim, Mariana Fidelis e Laura Vidotto

        Para manter esse clima meio irreal, a encenadora vale-se do cenário de Heron Medeiros, formado por vários níveis de cortinas que são manipulados pelos atores e que ao longo da história podem tornar-se objetos de cena e figurinos.
        Glória é puro divertimento... Mas faz pensar! E isso ótimo.
        Fica como sugestão ao grupo, a realização de uma mostra onde seria apresentada a “tetralogia filosófica”, assim chamada pela autora.
        O acolhimento continua sendo um dos grandes trunfos do Grupo Gattu. O público é recebido com muito carinho, atenção, respeito e um cafezinho; em seguida é acomodado na sala de espetáculos e ao final da peça pode dar um abraço no mais que simpático e sorridente elenco. Exemplo a ser seguido por muitos teatros que tratam o público de maneira fria e indiferente.
        GLÓRIA está em cartaz com entrada franca de quinta a sábado às 21h e aos domingos às 19h no Teatro do Sol à Rua Damiana da Cunha, 413. Reservas: 95679-2626 e 3791-2023.

        19/04/2019
       
         

2 comentários:

  1. adorei um dia quem sabe estarei indo assistir este grandioso espetáculo parabéns a todos

    ResponderExcluir
  2. Cetra, muito obrigada pelo olhar generoso para conosco. Sempre um aprendizado ler suas palavras e ricas análises. Uma alegria infinita ter sua presença no Teatro do Sol e desfrutar do seu talento e escrita. Forte abraço de todos nós do Grupo Gattu.

    ResponderExcluir