segunda-feira, 29 de abril de 2019

DE VOLTA A REIMS




        Em 2016, Pedro Vieira (ator) e Cácia Goulart (diretora) nos impactaram com o visceral Eu Tenho Tudo; a dupla retorna ao Viga Espaço Cênico e volta a nos surpreender com De Volta a Reims.
        A peça de Reni Adriano é inspirada no livro homônimo do filósofo francês Didier Eribon que trata das dificuldades que tem um homem que ascendeu social e intelectualmente de lidar com suas origens humildes. Tema bastante comum a muitos de nós, inclusive ao ator Pedro Vieira que mescla situações de sua vida às confissões de Eribon: Quantas vezes você negou ou, pelo menos, omitiu as profissões de seus pais?  Quantas vezes você se viu agindo e falando como aqueles da classe que agora frequenta? São questões que surgem para o público no desenrolar da peça. A questão homossexual, assim como os crescentes e assustadores movimentos de direita no mundo também são assuntos discutidos no espetáculo.
        A encenação de Cácia Goulart é visualmente muito bonita iniciando com sugestivo jogo de luzes sobre o corpo semidesnudo do ator e utilizando as criativas luzes e vídeos de cena de Bruna Lessa e Cacá Bernardes para compor todo o restante da peça. Há um quê de teatro documentário com eventuais projeções de cenas de família do ator.
        Com sua marcante presença cênica e dicção mais que perfeita (como é bom entender TUDO o que um ator fala em cena!!!) Pedro Vieira    é o eixo do espetáculo, proporcionando ao espectador hora e meia de prazer e de reflexão sobre quem somos, como pensamos e como agimos perante a vida.
        Um viva ao meu pai que era mecânico, à minha mãe que cursou só até o segundo ano do grupo escolar e que, como a mãe do autor, se queixou disso até o fim de sua vida e um viva também a mim que se um dia neguei isso, hoje me orgulho muito das minhas origens.
        Obrigado Cácia! Obrigado Pedro! Valeu a pena enfrentar a chuvarada do final do domingo!

        DE VOLTA A REIMS está em cartaz no Viga Espaço Cênico às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 19h até 26/05. NÃO DEIXE DE VER!

        29/04/2019

Um comentário: