segunda-feira, 3 de junho de 2019

RICARDO III ou CENAS DA VIDA DE MEIERHOLD


 

        O título original da tradução de Roberto Mallet é Ricardo III Está Cancelada,  apesar de entender a razão da exclusão de parte do mesmo (temor de que o público achasse que na realidade o espetáculo estava sendo cancelado) o novo título trai e engana o sentido da peça. A boa montagem do Grupo Pandora de Teatro de Perus em 2016 usava a tradução literal do título: Ricardo III Não Terá Lugar (Richard III N’Aura Pas Lieu). Digressões à parte, escrevamos sobre esta nova incursão de Clara Carvalho no universo de Matéi Visniec que é mais um trunfo na carreira recente da grande atriz como encenadora.
        Na ocasião em que assisti à primeira montagem desse texto escrevi algo que se aplica aqui:
        O russo Vsevolod Meierhold (1874-1940) - ator, diretor e teórico de teatro - foi perseguido e eliminado (fuzilado na prisão) pela ditadura socialista soviética por entenderem que ele não estava de acordo com os cânones do realismo social. Em Ricardo III Não Terá Lugar o dramaturgo romeno Matéi Visniec (1956) inspirou-se em fatos da vida de Meierhold para denunciar a ditadura de Ceausescu que vigorou em seu país de 1965 a 1989, criando uma virulenta crítica a todo e qualquer regime totalitário
        É uma das peças mais instigantes de Visniec usando e abusando do meta teatro para mostrar os delírios de Meierhold durante os ensaios de Ricardo III de Shakespeare envolvendo seus pais, sua esposa, seu filho recém nascido (Camarada Bebê), o ator que interpreta Ricardo III, a comissão que irá liberar (ou não!) a sua encenação e o Generalíssimo (poder supremo, clara referência a Stalin e a Ceausescu). Todos o questionam sobre a maneira como está conduzindo a encenação fazendo com que ele se autocensure a todo momento."

 
        A montagem de Clara Carvalho é muito digna e conta com sóbrio e bonito cenário de Chris Aizner mostrando um significativo e penetrante olho de Shakespeare sempre presente, testemunhando todas as barbaridades e atrocidades de que o homem ainda é capaz  séculos após ele ter escrito seus textos (na época de Meierhold e nos dias de hoje).A iluminação de Wagner Pinto, a envolvente música de Ricardo Severo, a expressão corporal de Mariana Muniz (que também assina a assistência de direção) baseada nos preceitos de Meierhold  e os bonecos de Beto Andreta complementam de modo harmonioso a beleza do espetáculo.
        Rubens Caribé compõe um Meierhold atônito com a censura e a opressão que sofre e este trabalho é mais um excelente momento desse grande ator. O Generalíssimo de Duda Mamberti seria cômico se não fosse assustador e tão presente nos figurões de nosso país. Rogério Brito interpretando Ricardo III rouba a cena toda a vez que aparece. Fernanda Gonçalves, Junior Cabral, Livia Prestes, Mara Faustino e Rogério Pércore completam o elenco deste belo, inteligente e imperdível espetáculo de Clara Carvalho.


        RICARDO III ou CENAS DA VIDA DE MEIERHOLD está em cartaz no Centro Cultural São Paulo às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 20h até 07/07. NÃO DEIXE DE VER.

 

        03/06/2019


       

Um comentário:

  1. Esse texto é ótimo, não, Cetra? Vou ver com certeza.
    Uma observação: a tradução literal da montagem do Pandora é errada. Avoir lieu significa realizar-se. Então, a tradução literal do francês seria Ricardo III não será realizada.

    ResponderExcluir