terça-feira, 24 de maio de 2022

CABARET DOS BICHOS - PRESENCIAL

Foto de Ronaldo Gutierrez

A DUPLA

Ela tem o dom e o talento para a linguagem musical e ele tem o dom e o talento para a linguagem cênica. A junção dos dons e os talentos da dupla Fernanda Maia e Zé Henrique de Paiva já nos ofereceu dezenas de espetáculos memoráveis, entre eles, Senhora dos Afogados (2007), As Troianas (2009), Nossa Classe (2013), Preto no Branco (2014), Urinal (2015), Chaves (2020), Sweeney Todd (2022) e os muito bem sucedidos virtualmente Cabaret dos Bichos e Brenda Lee e o Palácio das Princesas em 2021.

Eis que para o gaudio do público paulistano os dois últimos têm suas estreias presenciais no aconchegante Teatro do Núcleo Experimental totalmente remodelado na forma de um cabaré para abrigar os dois espetáculos. Cabaret dos Bichos estreou em 23/05/2022 e Brenda Lee estreia em 09/06/2022.



CABARET DOS BICHOS


Foto de Arnaldo D'Ávila

Teatro que é teatro de verdade pressupõe o olho no olho e as respirações em conjunto dos atores e dos espectadores e esse espetáculo que teve uma bela versão on line (vide matéria: (https://palcopaulistano.blogspot.com/2021/10/cabaret-dos-bichos.html) realiza-se plenamente agora na versão presencial.

A montagem presencial reforça o caráter político da obra de George Orwell (1903-1950) com várias referências à situação caótica do nosso país em função desses seres abjetos que estão no poder e oferece um final impactante que deixarei de escrever sobre, para não ser um desmancha prazer (ou um “spoiler” como preferem alguns).

O espaço na forma de um cabaré com mesinhas e cadeiras onde os espectadores se acomodam (há também uma arquibancada ao fundo para abrigar mais público), orquestra (vibrante e maravilhosa!) ao vivo e ambiente esfumaçado é o ideal para abrigar a história da granja onde ocorre uma revolução dos animais provocada pelos maus tratos e opressão impingidos pelos humanos. A cenografia de Cesar Costa e a iluminação de Fran Barros são os maiores responsáveis pela criação desse ambiente que envolve o espectador desde sua entrada no mesmo.

Um elenco jovem e afinado em conjunto com uma saborosa e afinada banda liderada por Fernanda Maia é responsável por nos contar a história dessa revolução e suas consequências.

É difícil escrever sobre este ou aquele componente do elenco preparado por Inês Aranha: Amanda Vicente, Bruna Guerin, Dan Cabral, Dennis Pinheiro, Fabiana Tolentino, Flávio Bregantin, Fernando Lourenção e Pedro Silveira são todos ótimos e cada um tem um momento de destaque, mas não há como salientar, pelas próprias características da personagem do narrador, o brilhante desempenho de Pedro Silveira que também interpreta o Major Porco (na versão on line, Zé Henrique interpretava esse personagem).  A notar também a importante participação especial de Rodrigo Caetano ao final do espetáculo.

Pedro Silveira - Foto de Ronaldo Gutierrez

A ficha técnica revela as/os autoras/autores do ótimo visagismo (Louise Hélène), dos formidáveis cabelos e maquiagens (Dhiego Durso), da criativa coreografia (Gabriel Malo) e da direção audiovisual do sempre competente Laerte Késsimos, como também os importantes assistentes de cada uma dessas funções e os operadores de som e luz.

Tudo isso orquestrado por Zé Henrique de Paula que assina a dramaturgia, as letras e a direção e por nossa Midas Fernanda Maia responsável pela bela música original e pela direção musical.

Ficha técnica para nenhum Jerome Robbins ou Bob Fosse ou Stephen Sondheim botarem defeito.

SALVE NOSSO TEATRO que nessas boas mãos NUNCA VAI MORRER! 

CABARET DOS BICHOS está em cartaz no Teatro do Núcleo Experimental até 22 de junho às segundas, terças e quartas às 21h com duração aproximada de duas horas (incluindo 15 minutos de intervalo)

VAI PERDER??? 

24/05/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário