sexta-feira, 20 de maio de 2022

JACKSONS DO PANDEIRO - PRESENCIAL

 

Quem conhece a Barca dos Corações dos Partidos sabe o que está perdendo não indo assistir a Jacksons do Pandeiro, quem não conhece fica aqui um conselho: corra para adquirir o seu ingresso porque a temporada é curta e você está arriscando a perder um dos mais deliciosos espetáculos da temporada.

Tão solar quanto as canções do paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982) o espetáculo é ideal para aquecer essas frias noites invernais que tomaram conta, em pleno outono, da cidade de São Paulo.

Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros, componentes da Barca dividem a cena com os convidados Everton Coroné, Lucas dos Prazeres e Luiza Loroza. Todos dançando, cantando, tocando muitos instrumentos e se equilibrando na complexa coreografia criada pela genial Duda Maia que faz com que o grupo circule freneticamente pelos tablados do cenário criado por André Cortez. Os belos figurinos criados por Kika Lopes e Rocio Moure reluzem na iluminação assinada por Renato Machado, sendo um regalo para os olhos. As canções são entremeadas por breves textos assinados por Braulio Tavares e Eduardo Rios, responsáveis pela dramaturgia da peça. É importante destacar a direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, este último um excelente multi instrumentista e dono de voz poderosíssima.

Os sambas, forrós, baiões e cocos de Jackson do Pandeiro são entremeados por algumas outras canções compostas pelo grupo que têm tudo a ver com os ritmos e letras criados por ele. Aqui a festa é para os ouvidos.

Como pode se notar, tudo é festa em Jacksons do Pandeiro. Se tato, olfato e paladar não são diretamente contemplados, o nosso sexto sentido que envolve alma e emoção é o grande premiado através de nossos olhos e nossos ouvidos.

A plateia, incompreensivelmente não lotada numa noite de estreia, ovacionou o espetáculo por mais de cinco minutos dando a impressão que se tratava de uma lotação do Maracanã em jogo do Fla Flu.


Uma surpresa ao final foi a presença na plateia de Fábio Enriquez, que não pertence mais ao grupo. Na saída tive a oportunidade de lhe dizer que o espetáculo foi lindo, mas que ele faz uma enorme falta no mesmo.

O cenógrafo André Cortez eleva Duda Maia às alturas no final e Fábio Enriquez (de gorro) corre para abraçar a genial diretora.

Não tenho mais adjetivos para demonstrar minha empolgação por espetáculo tão belo e tão lúdico. Assista e me diga se não tenho razão.

LAMENTAVELMENTE, o polpudo programa da peça com 53 páginas (contém inclusive as letras de todas as músicas) só e acessível pelo execrável QR code e nem se permite o download do mesmo. Quem quiser que compre uma lupa para ler o mesmo no celular!!!

 

Jacksons do Pandeiro. Cartaz do Teatro Paulo Autran no SESC Pinheiros. Apenas até 29/05 às quintas, sextas e sábados às 20h e aos domingos às 18h

 

20/05/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário