quarta-feira, 22 de junho de 2022

BOY

 

Foto de Lee Kyung Kim

Tomei contato com a dramaturgia de Rogério Corrêa em 2021 com os excelentes espetáculos virtuais Entre Homens e De Bar Em Bar, ambos compostos de peças curtas que, de uma maneira ou de outra, tratavam de assuntos gays. Esta temática estava presente em De Bar Em Bar na cena do garoto de programa que frequenta e acaba sendo proprietário de saunas gays e discorre sobre a época do impeachment de Fernando Collor em 1992 e do surgimento da AIDS. Corrêa estendeu este monólogo que durava cerca de 15 minutos, dando origem ao atual Boy com pouco mais de 45 minutos.

Boy estreou presencialmente em São Paulo em 20/06/2022 na Casa Fluida na Rua Bela Cintra, 569.

Gil Hernandez, que representa o papel título, percorre as mesas de casa antes do início da peça, perguntando aos espectadores se se recordam onde estavam no dia do impeachment de Collor.

O monólogo é representado em um espaço onde os poucos espectadores (capacidade de 30 lugares) são acomodados em cadeiras e o ator representa bastante próximo ao público, circulando por um corredor formado pelas cadeiras.

Gil Hernandez está muito à vontade e representa com muita espontaneidade o gay que iniciou sua vida homossexual possuindo um vizinho, segundo ele, “bem bichinha”; teve relacionamentos com um soldado; com um deputado; presenciou a calamidade da AIDS e a destruição física de muita gente ocasionada pela síndrome e passou pela Era Collor culminando com o impeachment do dito presidente. Trinta anos após a queda de Collor, Boy se estabeleceu como dono de uma sauna gay e é no bar desse estabelecimento que ele relata os acontecimentos que presenciou em sua vida.

O texto de Rogério Corrêa é muito ágil e não tem pontos mortos, fato enriquecido pela sóbria direção de Isaac Bernat e a excelente interpretação de Gil Hernandez.

Na apresentação do dia 21 houve um ótimo debate após o espetáculo com Bárbara Iara Hugo e o Dr. Emmanuel Nasser.

A temporada relâmpago de Boy termina na próxima semana, no dia 28/06.

Não perca a oportunidade de assistir a esse ótimo espetáculo e de conhecer a simpática e aconchegante Casa Fluida na qual você é recebido com muita gentileza pelos anfitriões Fernando e Mateus.

22/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário