segunda-feira, 20 de março de 2023

ENQUANTO VOCÊ VOAVA, EU CRIAVA RAÍZES

 

      Paradoxalmente, para este espectador, este espetáculo sem palavras é um imenso grito parecido com aquele famoso do quadro de Edward Münch. Grito de pavor, de revolta e de indignação em face dos tempos em que vivemos. As poderosas imagens oferecidas “ecoam” em meu corpo até bem depois do final do espetáculo.

Acompanho a carreira dessa dupla formidável (André Curti e Artur Luanda Ribeiro) que compõe a Cia. Dos à Deux desde 1999, ocasião em que assisti no SESC Ipiranga, entre surpreso e maravilhado, ao seu primeiro trabalho que levava o mesmo nome da companhia. Na verdade, eu já havia visto André Curti muito antes, em 1986, quando muito jovem foi escalado para fazer uma velha de 80 anos, a mãe de Bernarda Alba, na peça de Garcia Lorca!!! Por mera curiosidade, segue abaixo uma foto do programa com o ator composto para a personagem.

Mas voltemos a Enquanto Você Voava... Todos os espetáculos da Dos à Deux são de alguma maneira radicais, mas este é o mais radical entre os radicais. Excluindo objetos de cena e tramas tradicionais, André e Artur assinam a direção, a dramaturgia, a cenografia, a coreografia e são os magníficos performers utilizando basicamente seus corpos. A narrativa se completa com a potente música original de Federico Puppi, com as imagens criadas por Miguel Vassy e Laura Fragoso, a incrível iluminação assinada apenas por Artur e a importantíssima contrarregragem feita por Iuri Wander.

O espetáculo é onírico e subjetivo e se presta a muitas interpretações às quais procuro fugir para não dar a minha, porém, não posso me furtar de comentar a epifânica cena final que poderia representar um acasalamento entre seres vivos que até então um voava enquanto o outro criava raízes; ou a união dos seres em um único ser universal ou ainda a fusão do corpo com a alma (esta linda opção Artur Ribeiro soprou no meu ouvido ao final do espetáculo!).

 

Uma gratificante surpresa é oferecida ao público após os entusiasmados aplausos merecidamente recebidos por essa excelente dupla que não vinha a São Paulo desde 2017 quando apresentou Gritos no CCBB. 

ENQUANTO VOCÊ VOAVA, EU CRIAVA RAÍZES está em cartaz no SESC Santo Amaro até 02/04 com sessões às quintas e sextas às 21h, aos sábados às 20h e aos domingos às 18h.

Fotos de Nana Moraes e Renato Mangolin.

ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL!! 

20/03/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário