terça-feira, 6 de junho de 2017

A TROPA

Rafael Morpanini, Alexandre Menezes, Otávio Augusto, Daniel Marano, Eduardo Fernandes

        O lugar e a ação de A Tropa, já foram vistos em várias outras peças como Novelo de Nanna de Castro e  Família Lyons de Nicky Silver só para citar as mais recentes apresentadas em nossos palcos: filhos se reúnem em hospital em torno do leito do pai doente e ali acontece um acerto de contas entre eles. As peças citadas eram dotadas de muita originalidade sem cair em clichês e o mesmo acontece com esta bem urdida trama do estreante Gustavo Pinheiro, vencedor de concurso de dramaturgia organizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil em 2015, onde a originalidade corre por conta do toque histórico-político introduzido pelo autor nos fazendo percorrer tortuosos momentos da história recente do Brasil desde a ditadura militar até a Operação Lava Jato, sem esquecer os problemas individuais de cada uma das cinco personagens.
        Contribuem para o sucesso da montagem a transparente direção de Cesar Augusto que com cenário limpo de Bia Junqueira e mínimas interferências de iluminação (de Adriana Ortiz) foca toda a atenção no trabalho dos atores.


        Otávio Augusto comemorando 50 anos de carreira, mostra o talento de sempre ao interpretar o velho pai, um homem autoritário e arrogante que ainda provoca medo e submissão em todos os filhos. A grande surpresa fica por conta dos quatro atores (Alexandre Menezes, Daniel Marano, Eduardo Fernandes e Rafael Morpanini) que interpretam os filhos, todos eles egressos recentemente de escolas de teatro do Rio de Janeiro e com rendimento cênico muito bom. O texto, com a contribuição da direção, permite bons momentos solo de cada um dos atores.
        Em certo momento a trama parece conduzir para um final, digamos que, preocupante; mas há a surpreendente revelação que dá a reviravolta necessária para justificar o título da peça e terminar a mesma de maneira digna e necessária para os dias que estamos vivendo.
        A TROPA está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso aos sábados às 19h30 e aos domingos e às segundas às 20h. Temporada até 03/07.

06/06/2017
       

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário