domingo, 11 de junho de 2017

BOI RONCEIRO – UMA FÁBULA DE HORROR


        A muito bem sucedida Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do CCSP que já nos deu as ótimas e premiadas Mantenha Fora do Alcance do Bebê (2015) de Silvia Gomez e Os Arqueólogos (2016) de Vinicius Calderoni, iniciou as apresentações das peças escolhidas para esta terceira edição (2017) com Boi Ronceiro – Uma Fábula de Horror de Ricardo Inhan.
        O bom serviço extra prestado pelo evento de fornecer o texto da peça, desta vez teve função extra (eu o li no dia seguinte) para me mostrar que o texto é muito bom e a má impressão causada durante a apresentação deve-se à equivocada encenação que na tentativa de ilustrá-lo, o tornou incompreensível e tedioso.
         Aqui se trata de opinião puramente pessoal, mas a diretora Mariana Vaz, ou por não acreditar na riqueza no texto ou por querer demonstrar ousadia e criatividade introduziu muitos efeitos na cena criando um espetáculo indigesto com os atores carregando cercas (há “cerca”de 50 “cercas” no palco!) de um lado para o outro durante toda a ação, perdidos com tanta movimentação e dizendo o texto pelos cantos do palco e muitas vezes de costas para o público. Pouco há o que dizer sobre os três bons atores que têm de se preocupar mais com a movimentação das cercas do que com o que o seu personagem tem a dizer. Trilha sonora exagerada e iluminação pirotécnica reforçam a poluição cênica.
        Em outro contexto, o organizador da Mostra, Kil Abreu escreveu belo texto publicado no Facebook em 10/06/2017 sobre a relação texto/encenação. Tomo a liberdade de usar as palavras finais desse texto que, para mim, cabem neste caso:
        O teatro vai olhar de lado e dizer: "não, obrigado". E as plateias também.
        O objetivo da Mostra de escolher bons textos permanece, apesar desta malograda encenação. Espera-se que Ricardo Inhan tenha mais sorte numa próxima montagem deste seu complexo e belo texto.
        BOI RONCEIRO está em cartaz no Centro Cultural São Paulo às sextas e sábados às 21h e domingos às 20h até 02/07.

11/06/2017

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário