terça-feira, 13 de junho de 2017

MARTE, VOCÊ ESTÁ AÍ?



        Se você gosta de histórias certinhas, com começo, meio e fim e que procuram dar respostas para tudo, fuja das peças de Silvia Gomez e vá para o Teatro Gazeta. Silvia é inquieta em relação à realidade cruel que nos cerca e transmite essa inquietação para o espectador provocando nele perguntas e reflexões sobre as ameaças do mundo contemporâneo. Isso ocorria na sua primeira peça encenada O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade (2008), na premiada Mantenha Fora do Alcance do Bebê (2015) e agora em Marte, Você Está Aí? No meu modo de ver, o grande mérito da obra dessa mineirinha pequena e frágil só no tamanho, é a reação de espanto que ela provoca por meio de uma linguagem poética e altamente teatral.
        Sabe-se pouco da mãe NC que foi militante presa e torturada durante a ditadura militar e que hoje leva vida burguesa e acomodada, preocupada com suas porcelanas. Sabe-se menos de sua filha D, militante de causas políticas no Brasil arruinado da atualidade. E menos ainda se sabe do Intruso, ora jovem, ora velho, que parece querer ajudar as duas mulheres e tentar reaproximá-las. Há ainda o cachorro que D batiza com o mesmo nome do planeta vermelho. Esses seres transitam por um mundo caótico repleto de explosões provocadas tanto pelos homens como pela natureza... E o planeta Marte se aproxima da terra! Será a destruição ou a salvação?
        Esse é o universo apresentado por Silvia Gomez e tudo colabora para envolver o espectador nesse ambiente caótico por ela imaginado: o cenário de André Cortez, a iluminação assinada pelo diretor e André Prado, a trilha sonora estonteante de Dr. Morris e a direção do seu conterrâneo, o jovem diretor Gabriel Fontes Paiva, que orquestra harmoniosamente todos os elementos de cena, inclusive a atuação dos três intérpretes.


        Selma Egrei com seu porte de grande dama do teatro empresta dignidade à sua personagem, tanto na frivolidade, como nas lembranças de um tempo mau.
        Outro conterrâneo da autora, Jorge Emil, tem presença forte e passa ao espectador o mistério do Intruso.


        A surpresa fica por conta da dramaturga Michelle Ferreira que tem excelente interpretação como a mulher revoltada com a situação do mundo e que se porta como se estivesse pisando em brasa, como indica a autora.
        Marte, Você Está Aí? É espetáculo envolvente, perturbador e bastante polêmico, haja vista as discussões geradas entre o público após o seu término.
        MARTE, VOCÊ ESTÁ Aí? está em cartaz no MASP às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 20h até 30/07. NÃO DEIXE DE VER.


13/06/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário