quinta-feira, 22 de junho de 2017

TOM NA FAZENDA




        Cerca de 448 espectadores  foram as privilegiadas testemunhas da montagem mais impactante apresentada  nos palcos paulistanos na atual temporada. Trata-se de Tom na Fazenda (Tom à la Farme), peça do canadense Michel Marc Bouchard  apresentada por apenas duas noites no Itaú Cultural e que faz grave denúncia à homofobia presente não só na sociedade em geral, mas também e, principalmente, nas relações familiares. Mais uma produção carioca de alto nível que chega a São Paulo.
        Em 2013 Xavier Dolan filmou a peça. O filme foi apresentado no mesmo ano na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, mas inexplicavelmente nunca chegou ao circuito comercial.
        A montagem idealizada por Armando Babaioff que também traduziu o texto e interpreta a personagem título, foi dirigida com brilho por Rodrigo Portella que coloca os atores em cenário (de Aurora Campos) que vai aos poucos se deteriorando e se emporcalhando, assim como as personagens que, de mentira em mentira, se enveredam em trilha que só poderia desembocar na tragédia final.
        A montagem tem cenas brilhantes como aquela magnificamente coreografada da luta dos dois homens semi despidos com forte teor erótico e que remete ao filme Mulheres Apaixonadas (1969) de Ken Russell onde Oliver Reed e Alan Bates realizavam ação semelhante. Kelzy Ecard também tem momentos inesquecíveis como quando descobre a verdade sobre o filho falecido.



        Armando Babaioff e Gustavo Vaz se entregam de maneira visceral a suas personagens realizando interpretações dignas de serem lembradas para sempre. E a participação de Camila Nhary é bastante significativa trazendo um pouco de humor ao denso drama apresentado.


        Poucas vezes se viu público tão envolvido e impactado com uma peça: após breve silêncio ao apagar das luzes, houve verdadeira ovação por parte do mesmo.
        Atenção produtores paulistanos: TOM NA FAZENDA precisa voltar a São Paulo para desfrutar do sucesso que com certeza obterá com uma temporada regular.
        Por enquanto fica aquele gostinho de “De quem viu, viu!”.



22/06/2017


3 comentários:

  1. Desculpe mas a peça do Grupo Tapa ´é tão impactante quanto "Tom na Fazenda".

    ResponderExcluir
  2. O TORNIQUETE no Galpão do TAPA é tão brilhante quanto a peça TOM NA FAZENDA.

    ResponderExcluir
  3. Sem divulgação, perdi......não volta a SP?

    ResponderExcluir