segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

ABUJAMRA PRESENTE - UM TRIBUTO EXORBITANTE AO PROVOCADOR com OS FODIDOS PRIVILEGIADOS



        O nome da nossa companhia é esse pois somos Fodidos porque fazemos teatro no Brasil e somos Privilegiados porque fazemos teatro no Brasil. Mas hoje eu diria que somos Privilegiados porque fizemos teatro com Antônio Abujamra”. Esta bela frase consta do programa da peça em cartaz no SESC Ipiranga que é um tributo ao Mestre Abu, como era carinhosamente chamado o fundador do grupo e diretor do mesmo por cerca de dez anos.
        Também somos Fodidos Privilegiados! Fodidos por estarmos vivendo neste país caótico e Privilegiados por termos a oportunidade de ver no palco Guta Stresser, Rose Abdallah e Dani Barros (a inesquecível Estamira), atrizes cariocas ausentes a bom tempo dos palcos paulistanos, além de outros elementos que fizeram ou ainda fazem parte do grupo, hoje sob a direção de João Fonseca, discípulo de Abu e também presente em cena.

Guta Stresser e Rose Abdallah

        A montagem é uma festa irreverente, ousada e politicamente incorreta bem ao estilo do homenageado. Trata-se da colagem de cenas de peças que o provocador dirigiu para o grupo, além de frases do artista e supostas cenas de ensaios onde Abu dirigia aos atores irônicos, agressivos, mas no fundo carinhosos, petardos. Atrizes e atores vestem camisolas que têm  seus sobrenomes na parte traseira. (figurinos de Nello Marrese)
        São apresentadas cenas de muitos espetáculos, entre eles de O Casamento, de A Serpente e até de Tudo no Timing que não foi dirigida por Abujamra, mas que tem o seu toque (ele assinou a coreografia do espetáculo) na hilária cena Variações Sobre a Morte de Trotsky recriada com o elenco original (Denise Sant’Anna, Nello Marrese e Ricardo Souzedo).
        Como não se deliciar com a implicância que aquela mulher (divertida criação de Dani Barros) tem da Dona Célia? E com a cena do beijo de O Casamento? E com Rose Abdallah seduzindo o patrão? São tantos os momentos antológicos que é difícil citar este ou aquele.
        Ao que eu saiba este espetáculo é uma versão reduzida daquela grande homenagem a Abu realizada pelo grupo no Teatro Dulcina em 2015, ano da morte do diretor. Aqui ele complementa a abrangente exposição Rigor e Caos – Antônio Abujamra que tem curadoria da sobrinha do homenageado, Marcia Abujamra.

        O espetáculo de Os Fodidos Privilegiados fica em cartaz só até o próximo fim de semana (27/01). CORRA!!!
        A exposição e a programação a ela integrada seguem em cartaz no SESC Ipiranga até 17 de março. Não precisa correr, mas não deixe de ver!

VIVA ABU! VIVA O TEATRO BRASILEIRO!


        21/01/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário