domingo, 3 de fevereiro de 2019

A PONTE



        Texto bem comportado do dramaturgo canadense Daniel MacIvor, do qual já vimos os menos convencionais In On It, A Primeira Vista e Cine Monstro. Neste caso as personagens são bem definidas e a história tem ação linear com perfeita definição de tempo e lugar, algo explicitado pela direção em uma tela de TV que faz parte do espaço cênico.
        A trama principal é a relação de três irmãs que se encontram devido à eminente morte da mãe. Há uma subtrama que trata da relação de uma delas com a filha que teve de abandonar quando nasceu por imposição da mãe e o bebê foi adotado por outra família. Os modos de ser e viver muito distintos das três irmãs movem os conflitos surgidos durante o tempo em que se passa a ação. A ponte do título fica em lugar “paradisíaco” imaginado por elas (a Moscou das três irmãs de Tchekhov) onde fizeram piquenique quando eram jovens. Nesse local se passa a última cena da peça; todas as outras cenas acontecem na cozinha da casa, toda decorada em vermelho, o que dá belo efeito para o cenário assinado pelo diretor Adriano Guimarães e Ismael Monticelli. Seria a cor vermelha opção da direção ou faz parte das rubricas do autor.

Bel Kowarick, Debora Lamm e Maria Flor

        Bel Kowarick, envelhecida para o papel da freira Tereza, atua de forma natural e contida ficando a explosão histriônica e até cômica para a personagem Agnes, muito bem defendida por Debora Lamm. Maria Flor tem voz pequena e estridente, mas se sai bem como a caçula e “estranha” Louise.
        A peça em dois atos tem duração de 120 minutos. Cada ato tem seis cenas e cada personagem tem um longo monólogo que é dirigido diretamente ao público com as luzes da plateia acesas.
        Trata-se de espetáculo bastante delicado dirigido sobriamente por Adriano Guimarães (desta vez sem seu irmão e parceiro de tantos outros espetáculos) e focado, sabiamente, no trabalho das três atrizes.
        Enquanto algumas montagens respondem com a mesma moeda, tem-se notado outra tendência que é enfrentar estes tempos agressivos e truculentos com poesia e delicadeza,  haja vista este espetáculo e também O Jardim das Cerejeiras, Sob o Céu de Rubem Braga, Quando ismália Enlouqueceu e Meu Quintal É Maior do Que o Mundo para ficar apenas em trabalhos que estrearam este ano nos palcos paulistanos. Tudo vale a pena, quando a “arte” não é pequena, poderia dizer Fernando Pessoa.

        A PONTE está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil às sextas, sábados e segundas ás 20h e aos domingos ás 18h até 25/03. Sessões extras em 21 e 28 de fevereiro e 07 de março (quintas, 20h).

           Fotos de Flávia Canavarro.

        02/02/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário