terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

MANSA



       O cartaz do Viga Espaço Cênico é uma ótima surpresa vinda do Rio de Janeiro que precisa ser prestigiada.
       A peça de André Felipe tem estrutura dramatúrgica bastante consistente e criativa: duas atrizes (poderiam ser dois atores ou uma atriz e um ator) contam a história de um assassinato pelos olhos e vozes das testemunhas e dos investigadores do crime. A ação se passa no terreno ao lado da casa onde ocorreu o crime, um local inóspito também habitado por uma égua. Duas irmãs matam o pai que as tiranizava e o enterram no terreno; a égua remexe o solo deixando o cadáver à vista. Enterrado ali os escavadores acabam encontrando também os ossos de um réptil pré-histórico.
       Esse enredo bastante insólito e a maneira como ele é narrado pelas duas atrizes, na melhor tradição dos contadores de casos, torna o ambiente mais lúgubre e mais fantástico e sem necessitar de cenário e usando poucos adereços permite que o público imagine e até visualize a cena do crime, as pessoas envolvidas, a égua e o jacaré pré-histórico.
       Na última cena é narrada a volta das irmãs ao local do crime 36 anos após a ocorrência do mesmo. O programa da peça reproduz o belo texto desta última cena que sintetiza toda a história contada.
       Direção madura e concisa de Diogo Liberano focada no trabalho das excelentes atrizes Amanda Mirásci e Nina Frosi que se desdobram na narração e na interpretação das diversas personagens da peça.
       Complexo na sua simplicidade, Mansa é puro teatro onde as palavras têm verdadeiro poder imagético.

       MANSA está em cartaz no Viga Espaço Cênico às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 19h até 31/03.

       25/02/2019


2 comentários:

  1. Que bom que ficará em cartaz até o final de março, assim tenho tempo de me programar. Valeu José Cetra Filho.

    ResponderExcluir
  2. olá, josé. obrigado pelas delicadas palavras. fico feliz que nossa peça te sensibilize. um abraço, liberano.

    ResponderExcluir