MILO
RAU É A GRANDE ATRAÇÂO DA MITsp 2019
Este
jovem diretor suíço com apenas 42 anos é o nome mais lembrado atualmente no teatro
mundial, tendo sido ovacionado no último Festival de Avignon com sua obra A Repetição (que abre a MITsp 2019) . A
peça foi considerada como uma das melhores montagens de 2018 pelo New York Times e o Le Temps de Genebra escreveu textualmente em sua resenha de fim de
ano “Para muitos, foi a peça do ano e para alguns, a peça de
suas vidas”.
A
trajetória desse artista que já trabalhou em importantes teatros europeus e tem
em seu currículo mais de uma dezena de montagens importantes, além de ter fundado
em 2007 uma central de criação multimídia, o International Institute of Political Murder (IIPM) que busca
documentar importantes eventos globais, reveste a apresentação de seus
trabalhos na MITsp de grande expectativa.
Rau
já se fez presente na última edição da MITsp, quando foi apresentado seu filme Tribunal Congo (leia matéria de Melissa
Yabuki sobre o filme no site do evento) e agora é a grande atração da mostra
com a apresentação de três de seus trabalhos mais recentes: Compaixão. A História da Metralhadora
(2016), Cinco Peças Fáceis (2016) e A Repetição. História(s) do Teatro (I)
(2018); entre esta última e as duas anteriores, Rau montou Império (2016) e Os 120 Dias de Sodoma (2017), o que revela a
sua alta produtividade.
A Repetição, que abre a mostra, talvez
seja a obra mais aguardada, tanto pelo tema tratado (um crime homofóbico) como
pela repercussão que alcançou por onde foi apresentada. A peça tem início no
melhor estilo de metateatro com uma “seleção
de elenco para recriar o caso desse
jovem que foi torturado e morto”, segundo o encenador. A seguir a peça
discute técnicas para apresentar a tortura no palco, para afinal recriá-la a
cada apresentação. Não há dúvida que se trata de novas perspectivas para o que
se convencionou chamar de Teatro Documentário.
Cinco Peças Fáceis recria crimes
ocorridos na Bélgica na interpretação de crianças e adolescentes de 11 a 15
anos.
Compaixão volta-se para a questão dos
refugiados na Europa, com a interpretação de duas atrizes.
Conteúdos
atuais e importantes que adquirem forma na concepção de Milo Rau. A expectativa
é grande.
A
MITsp 2019, porém, não é só Milo Rau. Mais cinco montagens internacionais fazem
parte do eixo Mostra de Espetáculos.
São elas: Mágica de Verdade (Reino
Unido), Alicerce das Vertigens
(Congo), MDLSX (Itália), Democracia (Chile/Brasil) e Partir Com Beleza (França). Os
espetáculos brasileiros são estreias: Manifesto
Transpofágico, Altamira 2042 e A Boba.
Os
outros eixos da MITsp são: Ações Pedagógicas, Olhares Críticos e
MITbr-Plataforma Brasil; este último com o objetivo de apresentar espetáculos
brasileiros a programadores de festivais nacionais e internacionais constará de
11 espetáculos selecionados por três curadores.
O
que se nota é que tanto os espetáculos nacionais como os internacionais fogem do
teatro convencional, primando pelas novas linguagens, pelas performances e pelo
teatro experimental, dirigindo-se, portanto, a um público especializado.
A
sexta edição da MITsp ocorre de 14 a 24 de março em diversos teatros de São
Paulo e pela primeira vez terá uma extensão no Rio de Janeiro.
19/02/2019
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