terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

MITsp 2019 - MILO RAU




MILO RAU É A GRANDE ATRAÇÂO DA MITsp 2019

                Este jovem diretor suíço com apenas 42 anos é o nome mais lembrado atualmente no teatro mundial, tendo sido ovacionado no último Festival de Avignon com sua obra A Repetição (que abre a MITsp 2019) . A peça foi considerada como uma das melhores montagens de 2018 pelo New York Times e o Le Temps de Genebra escreveu textualmente em sua resenha de fim de ano “Para muitos, foi a peça do ano e para alguns, a peça de suas vidas”.
        A trajetória desse artista que já trabalhou em importantes teatros europeus e tem em seu currículo mais de uma dezena de montagens importantes, além de ter fundado em 2007 uma central de criação multimídia, o International Institute of Political Murder (IIPM) que busca documentar importantes eventos globais, reveste a apresentação de seus trabalhos na MITsp de grande expectativa.
        Rau já se fez presente na última edição da MITsp, quando foi apresentado seu filme Tribunal Congo (leia matéria de Melissa Yabuki sobre o filme no site do evento) e agora é a grande atração da mostra com a apresentação de três de seus trabalhos mais recentes: Compaixão. A História da Metralhadora (2016), Cinco Peças Fáceis (2016) e A Repetição. História(s) do Teatro (I) (2018); entre esta última e as duas anteriores, Rau montou Império (2016) e Os 120 Dias de Sodoma (2017), o que revela a sua alta produtividade.
        A Repetição, que abre a mostra, talvez seja a obra mais aguardada, tanto pelo tema tratado (um crime homofóbico) como pela repercussão que alcançou por onde foi apresentada. A peça tem início no melhor estilo de metateatro com uma “seleção de elenco para recriar o caso desse jovem que foi torturado e morto”, segundo o encenador. A seguir a peça discute técnicas para apresentar a tortura no palco, para afinal recriá-la a cada apresentação. Não há dúvida que se trata de novas perspectivas para o que se convencionou chamar de Teatro Documentário.
        Cinco Peças Fáceis recria crimes ocorridos na Bélgica na interpretação de crianças e adolescentes de 11 a 15 anos.
        Compaixão volta-se para a questão dos refugiados na Europa, com a interpretação de duas atrizes.
        Conteúdos atuais e importantes que adquirem forma na concepção de Milo Rau. A expectativa é grande.

       
        A MITsp 2019, porém, não é só Milo Rau. Mais cinco montagens internacionais fazem parte do eixo Mostra de Espetáculos. São elas: Mágica de Verdade (Reino Unido), Alicerce das Vertigens (Congo), MDLSX (Itália), Democracia (Chile/Brasil) e Partir Com Beleza (França). Os espetáculos brasileiros são estreias: Manifesto Transpofágico, Altamira 2042 e A Boba.
        Os outros eixos da MITsp são: Ações Pedagógicas, Olhares Críticos e MITbr-Plataforma Brasil; este último com o objetivo de apresentar espetáculos brasileiros a programadores de festivais nacionais e internacionais constará de 11 espetáculos selecionados por três curadores.
        O que se nota é que tanto os espetáculos nacionais como os internacionais fogem do teatro convencional, primando pelas novas linguagens, pelas performances e pelo teatro experimental, dirigindo-se, portanto, a um público especializado.

        A sexta edição da MITsp ocorre de 14 a 24 de março em diversos teatros de São Paulo e pela primeira vez terá uma extensão no Rio de Janeiro.

        19/02/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário