sábado, 9 de março de 2019

A CATÁSTROFE DO SUCESSO



        Uma quase menina provinciana de 18 anos saiu de Porto Alegre com uma pequena mala, acompanhada do pai e do dia para a noite se tornou a cantora mais popular e mais bem paga do Brasil. O único par de sapatos foi substituído por uma coleção de pares que encheram um armário no recém-comprado apartamento na Avenida Ipiranga. Segundo a própria Elis, esse fato, para o bem e para o mal, marcou sua vida para sempre.


        Tennessee Williams (1911-1983) não era tão jovem e inexperiente quando o sucesso bateu à sua porta aos 33 anos, mas o fato também o marcou profundamente o que pode ser constatado no artigo que escreveu que dá nome a esta matéria e à peça ora em cartaz no Instituto Capobianco.
        Camila dos Anjos é apaixonada pela obra do autor e tinha firme propósito de colocar em cena o artigo que não tem estrutura dramática. Junto com Marco Antônio Pâmio pesquisou dentre as peças curtas do autor aquelas que dialogassem com o artigo e a escolha recaiu em Mr. Paradise e Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Escutar; a partir daí foi realizada uma criativa costura dramatúrgica onde as duas peças são permeadas por trechos do artigo.
        Não há como negar que este espetáculo é quase uma continuação do bem sucedido Propriedades Condenadas realizado por Camila e Pâmio em 2014, enquanto neste o elo eram falas de Williams em cena, agora a ligação fica por conta do artigo. Há também semelhança entre o belíssimo cenário em duas dimensões criado pelos atores no primeiro e o não menos belo em três dimensões manipulado por eles em Catástrofe do Sucesso.
        As marcas registradas de Pâmio como encenador estão presentes neste novo trabalho: a firme direção de atores, a delicadeza no tratamento do tema e sua especial atenção pelo cenário (Cesar Rezende), trilha sonora (Gregory Slivar), figurinos e direção de movimentos (ambos assinados por Marco Aurélio Nunes).
        Camila dos Anjos entrega-se com toda sua paixão pela obra às personagens que lhe cabem: a jovem apaixonada pelo livro do Mr. Paradise, a mulher desesperada da segunda peça e ao próprio Williams como narrador de seu artigo.
        Iuri Saraiva também se desincumbe do Williams narrador, além do envelhecido Mr. Paradise e o homem do casal da segunda peça.
        É prazeroso e comovente para o espectador assistir ao desempenho desses dois jovens e talentosos atores dirigidos com mão de mestre por Marco Antônio Pâmio.


        Tão belo espetáculo foi acompanhado de outros dois acontecimentos memoráveis: a reabertura do Instituto Capobianco, sempre sob a liderança da guerreira Fernanda Capobianco (que fez linda homenagem ao seu avô ao final do espetáculo) e a inauguração da SÃOLUÍSconfeitariaearte administrada por Carlos Colabone e Alex Galvão. Lindamente decorado por Colabone o espaço abre sempre uma hora antes do espetáculo servindo café, salgados, vinho e o delicioso brigadeiro da dupla, tudo a preços bastante razoáveis.

        Dá para perceber que essa estreia aconteceu em uma noite encantada, não é mesmo?
        Noite encantada de encontros, amizade e fraternidade.
        O teatro nos une.
        O teatro nos faz fortes.

        A CATÁSTROFE DO SUCESSO está em cartaz no Instituto Capobianco até 28/04 às sextas e sábados às 20h e aos domingos às 18h. NÃO DEIXE DE VER.

        09/03/2019
       

Um comentário:

  1. Obrigada caro Cetra por seus comentários sempre preciosos !quero muito assistir e prestiguara o novo Café! Ontem não foi possível como voce viu qdo nos saudamos -a rua me levou a outro momento também importante!

    ResponderExcluir