terça-feira, 28 de maio de 2019

A DESUMANIZAÇÃO



        Espetáculo de rara beleza visual, A Desumanização é a nova direção de José Roberto Jardim; a cada nova encenação os trabalhos de Jardim adquirem mais requinte visual e aqui, a meu modo de ver, ele atingiu o perfeito equilíbrio entre os efeitos de luz e imagem e o conteúdo da obra. Não Contém Glúten (2016), seu melhor trabalho até então, tinha sofisticado despojamento visual, enquanto Adeus Palhaços Mortos e, principalmente, O Inevitável Tempo das Coisas exageravam nos efeitos parecendo querer esconder a insuficiência dos conteúdos. (Convém lembrar que Um Trabalhinho Para Velhos Palhaços, peça de Matei Visniec que deu origem a Adeus Palhaços Mortos é um dos textos mais fracos e repetitivos do dramaturgo romeno).
        A Desumanização é baseada no livro homônimo de Valter Hugo Mãe e teve feliz adaptação de Fernando Paz para a linguagem teatral. Uma comparação menos superficial entre as duas linguagens eu poderei fazer após ler o livro, mas o resultado teatral é muito bom, colocando duas mulheres em cenários absolutamente simétricos interpretando a personagem Halldora em busca de seu passado para compreender o presente.

O diretor José Roberto Jardim ladeado por Maria Helena Chira (esquerda) e Fernanda Nobre (direita)

        Muito loiras e bonitas Maria Helena Chira e Fernanda Nobre revezam-se nos monólogos da personagem com muita energia e talento, fazendo movimentação cênica perfeita e interagindo com as câmeras de vídeo, importantes ferramentas da encenação. Não há como não se lembrar de Liv Ullmann e Bibi Andersson no filme Persona (1966) de Ingmar Bergman.
        A música envolvente de Marcelo Pellegrini, a iluminação de Wagner Freire e todo o aparato tecnológico (câmeras, projeções, vídeos) colaboram definitivamente com a direção para resultar nesse deslumbrante espetáculo.
        Para melhor refletir sobre a trama prefiro antes ler o livro e então voltar a assistir ao espetáculo.
        ATENÇÃO: Para uma melhor fruição do espetáculo, procure sentar nos assentos centrais da plateia e evite a plateia lateral.

        A DESUMANIZAÇÃO está em cartaz no SESC Santana até 30/06 às sextas e aos sábados (21h) e aos domingos (18h). No dia 16/06 haverá um encontro com Valter Hugo Mãe após a apresentação do espetáculo.

        28/05/2019




2 comentários:

  1. Vi na estreia. Gostei bastante. E gostei mais ainda quando começam as pequenas diferenças de ação. No começo, é interessante ver a precisão dos movimentos iguais. Depois, elas começam a se diferenciar sutilmente e a ação ganha muito. Ah, o livro é ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Cetra:
    Tb adorei a peça A Desumanização, inspirada no romance de Valter Hugo Mãe. Nesta adaptação, a personagem não fica restrita à fase infantil como no livro; uma ótima 'sacada' do Fernando Paz, que a traz para a fase adulta revendo seu passado dolorido. O escritor português virá para uma das apresentações (16/06): será uma ótima oportunidade para ampliarmos a discussão proposta pro ele.
    Parabéns por sua crítica e pelo seu completíssimo Palco Paulistano.
    Bjs
    Maurício
    Favo do Mellone

    ResponderExcluir