sábado, 11 de maio de 2019

BAIRRO CALEIDOSCÓPIO




        Alfonsito não tem ódio, nem aversão à sociedade para ser definido como um legítimo misantropo, mas morre de medo dela e assim prefere a solidão do seu quarto empoeirado a sair e ir até o mercadinho para comprar um pão... Ou dois. A peça do equatoriano Carlos Gallegos mostra esse homem frágil e triste armando-se de coragem para enfrentar o mundo lá fora. Texto simples só na aparência, é na verdade uma poderosa metáfora das dificuldades de se comunicar em uma contemporaneidade tão cheia de meios de comunicação que na realidade se mostram superficiais e quase inúteis no que tange à aproximação e à solidariedade humana.
        Essa foi a peça escolhida por Alexandre Meirelles para a reabertura da aconchegante Casa da Gioconda, localizada no bairro da Bela Vista, o nosso amado Bixiga.


        Thiago Carreira brilha na opacidade do melancólico Alfonsito. O ator mostra pleno domínio das expressões corporais e, principalmente faciais, e muitas vezes a mímica “diz” muito mais do que as falas do texto. Há um quê do vagabundo Carlitos de Charles Chaplin no seu modo de expressar os sentimentos da personagem.


        A direção de Marcella Piccin é bastante delicada e foca seu trabalho na interpretação do ator, amparada no eficiente cenário de Cy Teixeira formado por armários cheios de gavetas coloridas que servirão como grande suporte para as ações de Alfonsito e que se tornam quase uma segunda personagem da encenação. Momentos muito poéticos como a cena do cuco ou da suposta conversa de Alfonsito com a atendente do mercadinho atestam a qualidade e a sincronia da equipe dirigida por Piccin: somam-se harmoniosamente atuação, cenário, luz e trilha sonora dando como resultado uma deliciosa hora de convivência com Alfonsito.


        E assim a Casa da Gioconda de Milton Morales Filho reabre com chave de ouro, anunciando grandes novidades com sua parceria com a XYZ Produções Artísticas, que tem coordenação artística de Alexandre Meirelles e José Maria Freixa.


        Em momento caótico para a cultura e o teatro, onde as notícias giram em torno de corte de verbas e fechamento de teatros é mais que alvissareira a notícia da abertura de um espaço teatral.
        Longa vida à Casa da Gioconda!

O TEATRO NOS UNE
O TEATRO NOS FAZ FORTES
VIVA O TEATRO!

        BAIRRO CALEIDOSCÓPIO está em cartaz na Casa da Gioconda (Rua Conselheiro Carrão, 288) até 16 de junho com sessões às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 19h.

            Fotos de Ronaldo Gutierrez



        11/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário