quarta-feira, 15 de maio de 2019

CONTO DE INVERNO



       Em 2015 o cenógrafo Kleber Montanheiro criou um ambiente de taverna no espaço alternativo do Viga Espaço Cênico para a peça O Impostor Geral do Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais. Terminada a temporada do espetáculo o cenário ali permaneceu voltando a ser utilizado um pouco modificado em Fuente Ovejuna (2017), segundo espetáculo do grupo. A Companhia Nefanda também chegou a utilizá-lo em parte com sua A Comédia dos Erros (2018). Para completar sua Trilogia da Taverna, o Núcleo ali apresenta agora Conto de Inverno.
       Tudo é tragédia na Sicília, enquanto tudo (ou quase tudo!) é comédia na Boêmia. Shakespeare é realmente surpreendente! Esta peça começa no estilo de suas tragédias e termina como um conto de fadas. Só um gênio para fazer isso de forma tão harmoniosa.
       A direção de Juliano Barone e seus jovens atores captaram muito bem esses dois aspectos da obra realizando um espetáculo tão harmonioso e equilibrado como o original.
       Merece destaque a tradução e adaptação de Bruna Longo que usa linguagem coloquial e até toma a liberdade de utilizar texto de Brecht (salvo engano, a última fala de A Exceção e a Regra) para encerrar o espetáculo.
       É muito estimulante ver grupo jovem realizando trabalho sério e competente endereçado especialmente a jovens espectadores. Não há melhor maneira de formar novos públicos do que apresentar a eles espetáculos comunicativos e bem realizados. Conto de Inverno atinge e agrada desde o espectador mais sofisticado até aquele que está indo pela primeira vez ao teatro.
       O jovem elenco é bonito, bom e muito espontâneo e fica difícil destacar esta ou aquela participação em conjunto tão uniforme. As belas músicas apresentadas ao vivo são compostas por elementos do grupo, mas poderiam ser mais baixas para não cobrir, em certos momentos, as falas dos atores.
       Gostoso de assistir, Conto de Inverno é apresentado aos domingos, segundas e terças às 15h no Viga Espaço Cênico até 21/05 (as apresentações de segunda e terça feira são gratuitas).

       15/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário