domingo, 12 de maio de 2019

VIANNINHA CONTA O ÚLTIMO COMBATE DO HOMEM COMUM



        Rebatizada com o longo título acima, a peça Nossa Vida em Família ganha ótima montagem dirigida por Aderbal Freire-Filho com temporada mais que relâmpago em São Paulo (apenas quatro apresentações no SESC 24 de Maio).
        A velhice solitária e a morte seriam os últimos combates do homem comum (e pobre), mas outros combates estão presentes neste potente texto de Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974) como as relações de trabalho e o drama de consciência do filho Jorge e as falcatruas que a filha Cora tem que fazer para poder sobreviver. A alienação está presente no filho Beto e o individualismo em Neli, a única da família que está “bem de vida”.
        A encenação de Aderbal Freire-Filho privilegia a epicidade do texto fazendo com que os próprios atores realizem as trocas de cena e é muito bonito ver o recurso de distanciamento presente quando os atores saem da personagem para rearranjar os adereços de cena para a seguir voltar a vestir a máscara e seguir na ação.
        Um elenco de dez atores, a maioria desconhecida nos palcos paulistanos, defende com muito empenho as palavras criadas pelo saudoso Vianninha. O casal de velhos é muito bem defendido por Rogério Freitas e Vera Novello e têm belíssimo momento na antológica cena do telefonema. O filho Jorge é feito com vigor por Gustavo Ottoni e está muito bem acompanhado pela forte presença cênica de Ana Barroso, como sua esposa. Apesar da participação menor, outra presença marcante em cena é Beth Lamas (lembra fisicamente a grande atriz Wanda Kosmo) como a rica e egoísta Neli. Kadu Garcia interpreta vários papeis inclusive aquele do palhaço que costura as cenas e critica as ações, algo que a meu modo de ver nada acrescenta a esta excelente montagem.
        A dramaturgia consistente e militante de Vianninha contando uma boa história com diálogos fluentes é coisa rara nos dias de hoje e é muito louvável que se remonte seus textos para que os jovens de hoje tenham contato com os mesmos.

        MEMÓRIA: a primeira montagem de Em Família ocorreu em 1972, dirigida por Antunes Filho, tendo Paulo Autran e Carmen Silva como o casal de velhos.

        Última apresentação HOJE, domingo 12 de maio no SESC 24 de Maio. CORRA, AINDA DÁ TEMPO!

        12/05/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário