domingo, 25 de agosto de 2019

A NEVE ou FORA DE CONTROLE



 
São só mais cinco minutos...

        Nem sempre um bom texto literário resulta em bom espetáculo. Os dois primeiros trabalhos apresentados nesta 5ª edição da sempre bem-vinda e tão necessária Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos do CCSP careciam, a meu modo de ver, de dramaturgia cênica, sendo mais interessantes lidos do que encenados.
 
        A Neve, último espetáculo da Mostra, no entanto, tem exuberância cênica, apesar dos poucos recursos de produção disponíveis.
        O texto de René Piazentin parte de premissas caras ao realismo fantástico para contar uma história que infelizmente é muito real e nada fantástica. Os porões do regime totalitário brasileiro são mostrados com certa crueza enquanto lá fora faz sol e ao mesmo tempo neva sobre o Pão de Açúcar. Pedro é o jovem que desaparece aos olhos de sua irmã e de sua companheira e em torno deles gravitam personagens muito interessantes e bem construídas como Dona Serena (a proprietária da padaria), o jovem Neneno da Dor Profunda (talvez a figura mais interessante da peça), Dodô (amigo de Pedro), o Presidente, Militares e Carcereiros. Tudo transcorre em um clima de sonho, ou melhor, de pesadelo.
        O próprio autor dirige a montagem com mãos certeiras mostrando bastante domínio especialmente nos vários momentos em que coloca sonho, imaginação e realidade simultaneamente em cena e também usando recursos cênicos e interpretativos quando a trama parece resvalar para o melodrama evitando assim essa armadilha.
        O cenário de Eliseu Weide composto de estruturas móveis deslocadas pelos atores é simples, mas bastante eficiente e é particularmente notável o painel “tropicalista” pintado com o Pão de Açúcar coberto de neve. A trilha sonora selecionada pelo autor/diretor pontua bem e discretamente toda a ação e fecha o espetáculo de maneira irônica com a marchinha de carnaval que antecedia Presidente Bossa Nova que a saudosa Elis cantava em Saudade do Brasil. Pois é Elis! Se em 1980 você tinha saudade do Brasil de 1960, o que dizer do que sentimos neste calamitoso 2019.
        O programa tem o mérito de incluir o texto integral da peça, porém presta um desserviço ao elenco! Na ficha técnica não há a relação de quem faz o que, dificultando a nominação deste ou aquele trabalho. Destaco então o trabalho do elenco feminino: a firmeza de Thaís e de Carmen, a humanidade de Serena e principalmente, a inocência e a perplexidade da garota que interpreta Neneno Dor profunda. Do elenco masculino o destaque vai para o ator que representa o locutor e o militar.

Elenco com Neneno Dor Profunda à frente

Thaís e Carmen

Dona Serena
 
        A Neve ou Fora de Controle é espetáculo bem escrito e bem encenado, contando bem uma história com final surpreendente, que não vou ser desmancha prazer de contar aqui.

        E a neve continua a cair sobre todo o Brasil, mas só por mais cinco minutos...

        A NEVE ou FORA DE CONTROLE está em cartaz no Centro Cultural São Paulo até 15/09 às sextas e sábados (20h30) e domingos (19h30). NÃO DEIXE DE VER!

 

        25/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário