segunda-feira, 26 de agosto de 2019

NESTE MUNDO LOUCO, NESTA NOITE BRILHANTE



Silvia Gomez e seus coelhos voadores

        É difícil, ou quase impossível, escrever de maneira cartesiana sobre uma peça de Silvia Gomez. Quem assistiu a O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade (2008), Mantenha Fora do Alcance do Bebê (2015) e Marte, Você Está Aí? (2017) sabe ao que estou me referindo. Ela mesma define este seu último trabalho como um delírio e é um pouco nesse estado que devemos assistir ao espetáculo.
        A princípio a estrutura da trama é simples: uma Vigia está no km 23 de uma rodovia, quase um fim de mundo, onde é comum ocorrerem crimes e principalmente estupros, aos quais ela está acostumada. Acontece mais um com uma jovem chamada apenas de L. e a Vigia relata de forma impessoal o fato, mas pouco a pouco a relação das duas evolui em outro sentido levando o público a uma viagem pelos delírios da autora onde coelhos voam e onde “comissários de bordo fazem o mundo parecer sob controle”. Usando recursos de metateatro as atrizes saem de seus personagens para indicar qual a melhor iluminação e a melhor música para determinada cena da peça (em certo momento a Vigia pede uma música do tipo “o mundo é bom e as pessoas generosas”). A música, por sinal, é deliciosamente tocada pela banda de jovens colombianas Las Majas.
        Visualmente a montagem é muito bonita com cenário em perspectiva de André Cortez e Luiz Duva, este último responsável pelo vídeo cenário. A criativa iluminação de André Prado e Gabriel Fontes Paiva em certos momentos chega a invadir toda a plateia criando efeito muito interessante para o envolvimento do público na trama.
        Yara de Novaes mais uma vez é absolutamente poderosa como a Vigia, dominando a cena do início ao fim da peça. Débora Falabella, dona de excelente expressão corporal, interpreta a jovem L. com muita precisão.
        Gabriel Fontes Paiva – membro do Grupo 3 de Teatro junto com Yara de Novaes e Débora Falabella - orquestra elenco, músicos, cenário e iluminação de maneira harmoniosa criando um todo belo e intrigante, fiel à escrita delirante da autora.
        Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante é o tipo de espetáculo mais para ser sentido do que entendido, apesar de ficar bastante claro o que ele quer dizer. Quando o público adentra a sala de espetáculos as atrizes e as garotas músicas estão realizando um exercício com varas e a seguir Yara e Débora têm um breve diálogo sobre a dificuldade em iniciar a peça. Coisas de Silvia Gomez!
 
      Débora Falabella, Yara de Novaes, Gabriel Fontes Paiva, Silvia Gomez

        A peça está em cartaz no Teatro Anchieta até 06/10 com sessões ás sextas e sábados (21h) e domingos (18h).


        27/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário