domingo, 4 de agosto de 2019

CARAS DE PLAUTO


 
        A comédia grega de Aristófanes (450 A.C.- 385 A.C.) repercutiu na Roma antiga dois séculos depois nas obras de Plauto (254 A.C.- 184 A.C.) e Terêncio  (185 A.C. – 159 A.C.). Muitos séculos depois Shakespeare em uma de suas primeiras obras foi buscar em Os Menecmos de Plauto inspiração para sua A Comédia dos Erros e se Shakespeare (1564-1616) o fez lá no século 16, por que Atilio Bari (meados do século 20 -?) não pudesse fazê-lo em pleno século 21?
        Com bastante irreverência e numa linguagem deliciosamente atual e construída em versos, Bari nos reconta a história dos irmãos gêmeos idênticos de nome Menecmo que são separados na infância e que voltam a se encontrar após muitas peripécias e confusões envolvendo a nobreza (eles próprios) e a ralé (parasitos, escravos, serviçais e cortesãs). Segundo o autor trata-se de uma viagem por mares gregos e romanos, tocada por ventos de brasilidade, com o que concordamos plenamente acrescentando que é uma viagem muito divertida. O espetáculo não vende gato por lebre: foi feito para divertir e o faz com muita competência.
        O elenco diverte e se diverte com as aventuras dos Menecmos. Caras de Plauto misturam-se saborosamente com Caras de Pau todas elas adornadas com belas máscaras (a ficha técnica não indica a autoria das mesmas), com exceção da personagem da cortesã Erócia, a única a mostrar a sua cara.
        Patrocinado pela loja de artigos masculinos Ao Grego Elegante, o espetáculo se permite um pequeno intervalo onde são apresentados os modelitos vestidos pelos personagens.
        Em tempos tão difíceis e sombrios é muito bem vinda uma comédia que nos faça rir por algumas horas. Valeu Atilio Bari!
 
        CARAS DE PLAUTO está em cartaz no Espaço Parlapatões até 08 de setembro aos sábados (21h) e aos domingos (20h).
 
        04/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário