segunda-feira, 19 de agosto de 2019

PROJETO REVIDE


Foto de Leekyung Kim

       No programa da peça Hotel Mariana, verbatim foi definido como “um tipo de teatro documentário que reproduz no palco as palavras exatas de depoimentos reais sobre um determinado tema ou evento”. Herbert Bianchi volta a usar o verbatim em sua nova direção Projeto Revide. O grupo passou a se chamar Teatro Verbatim.

       Quatro atrizes e três atores se revezam em cena com fone de ouvido reproduzindo os relatos de pessoas que foram entrevistadas durante o processo de criação do espetáculo. O tema escolhido pelo grupo foi a violência que cresce dia a dia neste Brasil que está se tornando uma imensa terra de ninguém. Os relatos são em sua maioria áridos e pesados.

       Herbert Bianchi e Letícia Sobral que assinam a dramaturgia criaram uma narrativa para ligar os relatos localizando a ação em um espaço repleto de arquivos de aço (arquitetura cênica de Bianchi e Eric Lenate), símbolos da burocracia e da inércia de nosso país em tratar de assuntos de tamanha gravidade. Ali um suposto chefe (Carlos Moreno) dá instruções burocráticas para uma arquivista novata (Letícia Sobral).

       O elenco interpreta com bastante sobriedade as personagens entrevistadas e o resultadoi é bastante homogêneo e sóbrio, apesar da crueldade do tema tratado.

       Projeto Revide vem se somar a Terror e Miséria no Terceiro Milênio na denúncia das mazelas políticas e sociais em que o Brasil está enterrado. É notável testemunhar os trabalhos de grupos que suplantam a autocensura (algo mais  nefasto que uma censura oficial) e fazem suas denúncias de forma direta e corajosa.


       PROJETO REVIDE está em cartaz no Teatro Cacilda Becker somente até 25/08 com sessões no sábado às 21h e no domingo às 19h.

 

       19/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário