terça-feira, 13 de agosto de 2019

FRANCESCO


Francisco, segundo Pennacchi


       Quem conhece a obra e a personalidade do dramaturgo italiano Dario Fo (1926-2016) sabe que jamais uma obra sua sobre Francisco de Assis se assemelharia ao adocicado Irmão Sol, Irmã Lua de Franco Zeffirelli. O seu Francesco é irreverente, cheio de vida e humor, claramente contrário aos dogmas da igreja católica, e trata o biografado de forma muito humana e poética. Pode-se avaliar a importância desse monólogo para Fo ao saber que ele próprio o interpretou por quinze anos (de 2000 a 2015).

       Neyde Veneziano, nossa especialista em teatro de revista e em Dario Fo conduz com muita energia a encenação, focando a atenção na interpretação de Paulo Goulart Filho que se não nos surpreende com suas conhecidas qualidades de dançarino, nos espanta com sua interpretação vigorosa e versátil (ele dá conta de cerca de vinte personagens, incluindo um urso). Dono de porte e voz potentes, o ator em cena lembra muito o seu pai, o saudoso Paulo Goulart (1933-2014).
 
Neyde Veneziano e Paulo Goulart Filho nos agradecimentos
 
       As pequenas igrejas, as catedrais, o palácio papal e a paisagem da Itália medieval ganham vida no palco nu do teatro por meio do engenhoso desenho de luz criado por André Lemes.

       Enriquecem o espetáculo a bela trilha sonora de Daniel Maia e o sóbrio e franciscano figurino criado por Fabio Namatame.

       Francesco é espetáculo alegre, cheio de vida e com cheiro de terra, digno daquele Francisco humano que compartilhou suas histórias com o povão de sua terra e que nas horas vagas conversava com ursos e passarinhos.


       FRANCESCO está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até 31/08 com sessões às quintas, sextas, sábados e segundas às 20h e aos domingos às 18h.


       Detalhe extra crítica: Toda a família Goulart (com exceção de Beth) estava presente na noite de 12/08 prestigiando orgulhosa o trabalho do filho/marido/irmão/tio/pai e foi um verdadeiro privilégio testemunhar o perfil da querida Nicette Bruno (ela estava sentada na fileira da frente da minha) acompanhando alegre e emocionada o trabalho do seu Paulinho.

 

       13/08/2019

      




Nenhum comentário:

Postar um comentário