domingo, 11 de agosto de 2019

O CASO SEVERINA


 
Foto: Arnaldo Pereira

        Desde os primeiros momentos da peça fica-se sabendo que Severina Maria da Silva foi a mandante do assassinato do próprio pai Zé Fuba. O restante da peça trata de forma bastante didática a reconstituição dos fatos que antecederam e sucederam o crime, buscando as razões que levaram Severina a tal atitude.
        Acostumados ao humor consciente que sempre permeou as montagens da Fraternal Companhia de Arte e Malas Artes, somos surpreendidos por uma narrativa densa e dramática baseada em fatos reais e que denuncia de forma contundente as violências praticadas com as mulheres neste vasto Brasil. Na hora e meia do espetáculo não há, nem deveria haver, nenhum pequeno espaço para o riso épico tão comum ao grupo.
        A direção de Ednaldo Freire acompanha o didatismo e a linearidade propostos pela dramaturgia de Alex Moletta que é baseada em fato real ocorrido em 2005 no agreste nordestino. Não se sente falta de cenário no palco nu nem de muitos figurinos para se acompanhar com tensão os fatos interpretados/descritos pelos atores/narradores. A trilha sonora de Luiã Borges e Luiz Carlos Bahia é discreta e pontual, comentando e enriquecendo com muita precisão as ações da peça.
        Mirtes Nogueira e Aiman Hammoud, excelentes intérpretes e veteranos da Fraternal, encarregam-se das personagens de Severina e Zé Fuba, enquanto Maria Siqueira, Carlos Mira e Giovana Arruda dividem-se nas demais figuras que de alguma maneira tiveram participação nos fatos ocorridos.
        Pelo tema tratado O Caso Severina é teatro urgente e de denúncia e deve ser visto por todos que se interessam pelas barbaridades ocorridas contra as mulheres e os seres humanos em geral neste Brasil tão propenso à violência e às impunidades.
        Temporadas curtas, normalmente inferiores a um mês, dificultam o boca a boca, recurso tão importante para a divulgação de bons espetáculos. O Caso Severina sai de cartaz no próximo domingo (18/08) e espera-se que encontre recursos para prorrogar sua carreira.

        O CASO SEVERINA está em cartaz no Galpão do Folias às sextas e sábados ás 21h e aos domingos às 19h. NÃO DEIXE DE VER.

        11/08/2019


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário