terça-feira, 5 de outubro de 2021

CABARET DOS BICHOS

 

A Revolução dos Bichos, o famoso livro de George Orwell (1903-1950) escrito em 1944 que critica o regime stalinista, já foi filme de propaganda, já foi desenho animado, já foi história em quadrinhos e agora, pelas mãos de Zé Henrique de Paula e Fernanda Maia do Núcleo Experimental, torna-se um cabaré musical inspirado naqueles criados na Alemanha dos tempos de Bertolt Brecht e Kurt Weill e o resultado é deliciosamente lúdico, mesmo mostrando de maneira bastante clara as agruras que sofrem aqueles que vivem em sistemas totalitários.

A trama do livro é bastante conhecida e a peça é bem fiel a ela; a grande surpresa é a maneira como a história é contada. Estamos em um cabaré onde um tal Eric Arthur Blair (nome verdadeiro de Orwell) inicialmente apresenta os participantes e o papel que cada um vai representar na história, são eles (e elas!!): Sambo, Franky, Richard do Ópio, Ginger, Flip, Birmânia (que também é vidente) e Dorothy Have. Pois é! Artistas de cabaré têm mesmo esses nomes estranhos!

Estabelecido o jogo de metateatro (ou metacabaré?) tem início a história que envolve porcos, cabras e equinos com um desenvolvimento muito próximo ao romance. A trama é entremeada pelas belas canções compostas por Fernanda Maia.

Tudo funciona nesta cuidada produção do Núcleo Experimental desde a direção audiovisual de Laerte Késsimos que intercala harmoniosamente cenas externas filmadas com aquelas internas realizadas com os atores, passando pelo perfeito visagismo criado por Louise Helène e os cabelos e maquiagem de Diego D’Urso, a cenografia de Cesar Costa e os figurinos assinados por Zé Henrique de Paula. Tudo isso iluminado brilhantemente por Fran Barros.

A trilha sonora de Fernanda Maia é, como já citei, muito boa, combinando letra (de Zé Henrique de Paula) e música perfeitamente e auxiliando na transmissão da trama. Além disso, Fernanda (a nossa Midas do teatro musical, como eu costumo brincar com ela) faz uma direção musical estupenda tirando o máximo proveito dos músicos (ela ao piano, João Baracho no acordeon, Clara Bastos no baixo, Priscila Brigante na bateria e Felipe Parisi no cello) e dos cantores/atores, sobre os quais escrevo mais adiante.

Zé Henrique de Paula rege todos os componentes da montagem com a sua conhecida competência e ainda nos brinda com uma excelente participação especial logo no início da peça, como o porco Velho Major.

Deixei, propositalmente por último o elenco preparado por Inês Aranha e coreografado por Gabriel Malo. É sempre gratificante para um velho espectador testemunhar o surgimento de jovens atores. Todos, sem exceção, têm um rendimento surpreendente, seja interpretando, seja cantando. Como equinos, porcos e cabras Dan Cabral, Flavio Bregantin, Felipe Assis Brasil, Fernando Lourenção, Luci Salutes, Mari Rosinski e Yasmin Calbo nos seguram diante da tela durante as quase duas horas que dura o espetáculo. É necessário fazer uma menção especial a Pedro Silveira que narra a história com muita propriedade e simpatia, além de brindar o espectador com uma bela canção quase ao fim da peça.

Cabaret dos Bichos é teatro virtual da melhor qualidade e precisa ser visto por adultos e, principalmente, por jovens que ainda não sentiram (e espero, que nunca sintam) o que é viver em um regime totalitário. 

05/10/2021 

SERVIÇO:

1 de outubro a 5 de novembro de 2021

Sessões diárias, às 19h pelo canal do Núcleo Experimental no Youtube

(Nos dias 12, 13 e 14 de novembro (sexta e sábado, às 21h / domingo, às 19h), apresentações também pelas redes do Teatro Arthur Azevedo e nos dias 19, 20 e 21 de novembro (sexta e sábado, às 21h / domingo, às 19h) apresentações também pelas redes do Teatro João Caetano)

Grátis

Classificação indicativa: 10 anos 

Duração: 1h40 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário