quarta-feira, 27 de outubro de 2021

ENSAIO PARA UMA VOZ HUMANA

 

Em pouco menos de meia hora, somos testemunhas das ações de uma atriz que se prepara para gravar A Voz Humana de Jean Cocteau. Trata-se de uma mulher à beira de um ataque de nervos que vai interpretar outra mulher à beira de um ataque de nervos. A gravação será realizada em seu apartamento, que tem distribuído pelas paredes a ficha da técnica do trabalho e anotações do roteiro a ser filmado. Toda as interferências da modernidade acontecem para atrapalhar a gravação: a mulher está isolada e deprimida por conta da pandemia, seu cachorro a acompanha na depressão, cortam o gás do apartamento, várias pessoas chamam pelo celular e, a maior das tragédias, para seu desespero o celular desaparece!

Em certo momento o apartamento torna-se “invisível” e a atriz/personagem tem que recriar os elementos que o compõem. No momento mais belo do espetáculo, em excelente solução cenográfica, ela desenha os objetos, os móveis e o companheiro perdido. Toca o celular. FIM.

Regina França concebeu o trabalho e o interpreta de forma visceral. A direção é assinada pelas mãos seguras de Georgette Fadel. Ambas são também responsáveis pela criativa cenografia. Fernanda D’Umbra fez a consistente e ágil dramaturgia. Nota dez para a direção de áudio visual e movimento de câmeras de Maria Fanchin. Todas as outras funções são realizadas por mulheres (não há nenhum homem presente na ficha técnica) e o resultado é femininamente belo e bem sucedido.

A Voz Humana já foi interpretada por grandes atrizes do mundo todo tanto no teatro (Simone Signoret, Liv Ullmann), como no cinema (Anna Magnani, Ingrid Bergman e Tilda Swinton em recente filme de Pedro Almodóvar). A peça também foi transformada em ópera por Francis Poulenc.

No Brasil, não foram muitas as encenações da peça, mas vale destacar que foi com ela que Madame Henriette Morineau abriu pela primeira vez as cortinas do Teatro Brasileiro de Comédia em 1948 interpretando-a em francês.

A julgar pelas interpretações que conheço (aquelas de Anna Magnani e de Tilda Swinton), ouso afirmar que o trabalho de Regina França tem o mesmo impacto e excelência. 

26/10/2021 

SERVIÇO:

Ensaio para uma Voz Humana

De 26 a 31 de outubro, às 20h

Sessões extras nos dias 30 e 31, às 18h

O endereço das exibições é o canal do YouTube da Corpo Rastreado.

https://www.youtube.com/user/corporastreado

Duração- 40 minutos

Indicação de faixa etária – 14 anos

Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário