quarta-feira, 6 de outubro de 2021

AS AVES DA NOITE

Hilda Hilst (1930-2004) escreveu seus oito textos teatrais entre 1967 e 1969, anos terríveis da ditadura militar, mas que foram bastante férteis para as criações teatrais como resistência aos desmandos do regime de triste lembrança.

As Aves da Noite foi escrita em 1968, ano de muita agitação popular e em que houve um recrudescimento da censura e das torturas culminando com a edição do famigerado AI-5 (tão amado pelos adeptos do bolsonarismo) em 13 de dezembro.

Em boa e oportuna hora Hugo Coelho foi buscar esse importante texto para transformá-lo nesse pungente espetáculo, ora apresentado virtualmente.

A cena se passa na chamada cela de fome no campo de concentração de Auschwitz onde estão presos alguns homens considerados inimigos do regime nazista, entre eles o Padre Maximilian Kolbe que realmente existiu. De formação e credos diferentes esses homens discutem sobre fé, vida, morte e repressão durante o tempo que ainda têm de vida. Texto extremamente oportuno para a época em que foi escrito, infelizmente torna-se novamente oportuno nestes tristes tempos em que o autoritarismo ronda as cabeças de todos os brasileiros.

Eu arriscaria escrever que As Aves da Noite é o espetáculo mais bem sucedido como TEATRO desde o surgimento das obras realizadas de modo virtual. Explico: há o teatro filmado, o teatro híbrido (peça filme, cine teatro), o teatro de janelinha (aqueles primeiros usando o zoom), todos eles mais ou menos bem sucedidos e que tiveram uma evolução muito grande de 2020 para 2021 no que tange à tecnologia, mas a virtualidade sempre preponderou em todos eles, com as câmeras dominando o espetáculo. Em As Aves da Noite a câmera deixa de ser a protagonista. A peça foi realizada no palco do Teatro Arthur Azevedo com cenário, iluminação e demais itens voltados para uma apresentação teatral. O mesmo acontece com a interpretação e a movimentação dos atores. Todo o processo de criação foi teatral. As câmeras entram discretamente naquele ambiente para alguns closes e planos necessários para a exibição virtual. No bate papo ao final do espetáculo o diretor Hugo Coelho fez uso de metáfora interessante para explicar a sua escolha: na montagem o teatro é a massa do bolo, a câmera é só a cobertura.

O espaço cênico concebido pelo diretor e David Schumaker é esteticamente bem equilibrado com as celas individuais dispostas de forma simétrica (durante a peça algumas mudam de lugar). A iluminação de Fran Barros é discreta e privilegia as celas e o aparecimento de uma das aves agourentas da noite (o SS). Figurinos de acordo com a situação dos prisioneiros assinado por Rosângela Ribeiro e trilha sonora potente de Ricardo Severo. Todos esses elementos contribuindo para a sensação de angústia e claustrofobia que perpassa toda a peça.

Foto de Priscila Prade

Intérpretes são peças chaves para o bom resultado de um espetáculo desse tipo. E que intérpretes! Hugo Coelho conseguiu reunir uma equipe que merece um prêmio coletivo de interpretação por este trabalho.

Concordo com Marco Antônio Pâmio que interpreta com muita verdade o Padre Maximiliano, que não há um papel principal na peça.

Tanto o Padre, como a Carcereiro (interpretação visceral e absolutamente memorável de Marat Descartes), o Joalheiro (Genézio de Barros sempre um excelente ator, em interpretação intimista e comovente), o Estudante (o jovem Rafael Losso em grande momento), o Poeta (Davi Tápias, muito bom em seus momentos de desespero, sendo o primeiro a sucumbir), a Mulher (participação emocionante de Regina Maria Remencius), o SS (Marcos Suchara convencendo como o repugnante agente nazista) e mesmo Hans, o ajudante do SS (Davi Tostes, presença muda, mas significativa) têm momentos fundamentais no desenrolar da trama.

Há muitas razões para assistir a As Aves da Noite: a qualidade e a atualidade do texto, a segura direção de Hugo Coelho como verdadeiro regista teatral de todos elementos que compõem o espetáculo e um elenco de ouro que faz o orgulho do nosso teatro, são algumas delas.

Ah! E a montagem está prontinha para ir para um teatro!

ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL! 

06/10/2021


    SERVIÇO:

DIAS 05, 06 e 07 de outubro – 20h

Acesso: Youtube/CuradoriaHilst

DIAS 15, 16 (21h) e 17 (19h) de outubro

Acesso: Facebook/TeatroCacildaBeckerSP  YouTube/TeatroCacildaBecker

DIAS 22, 23 (21h) e 24 (19h) de outubro

Acesso: Facebook/teatropopularjoaocaetano – YouTube/TeatroJoãoCaetanoSão Paulo

DIAS 29, 30 (21h) e 31 de (19h) de outubro

Acesso: Facebook/teatropauloeiro 

DIAS 05, 06 (21h) e 07 (19h) de novembro

Acesso: Facebook/teatroarthurazevedosp – YouTube/TeatroArthurAzevedoSP 

GRATUITO. Duração: 75 minutos. Classificação: 16 anos


 

Um comentário:

  1. Fiquei muito entusiasmado para assistir a esse grande espetáculo virtual. Confesso que tenho uma certa restrição a essas montagens exigidas pelos novos tempos, mas suas recomendações são mais do que suficientes para me convencer. Obrigado!

    ResponderExcluir