domingo, 10 de outubro de 2021

UM DOMINGO DESCONFINADO

 

Este fim de semana chuvoso e muito frio está com cara daqueles dias de inverno de junho e julho.

No sábado havia tanta neblina e depois garoa forte, que eu cheguei à conclusão que a Dorothy de O Mágico de Oz estava certa: “There’s no place like home”.

Saí pela manhã para comprar frutas e comer pastel na feira e depois me entoquei em casa colocando aquele agasalho velho e gostoso que não faz dobras no corpo. Assisti a duas peças que não me disseram muito, continuei a releitura do livro do Boal, tomei sopa acompanhada de vinho. Sábado típico de confinamento pandêmico.

Com esse espírito de confinado fui dormir por volta da meia noite e tive um sonho mais confinado ainda: estava em casa cumprindo quarentena e houve um apagão total. Tudo escuro, sem telefone, sem internet, sem música, sem comunicação total. Sensação de clausura. Meio apavorado saí para a rua. Tudo escuro, não se via nada. Fiquei com medo de ser assaltado e comecei a cantar muito alto para afugentar os eventuais ladrões. Muito assustado, cantava cada vez mais alto e acabei acordando com os meus próprios gritos. Coração batendo forte. Acendi a luz para me certificar que não havia apagão. Tomei uma decisão ali mesmo às três horas da manhã: “Amanhã, faça chuva ou faça sol, eu vou passear o dia inteiro, vestido com as roupas e as armas de Jorge, é claro!

E foi assim. Acordei às 10 horas, o tempo continuava frio e chuvoso. Tomei meu café, catei máscara e guarda chuva e fui viver o domingo frio e chuvoso que para mim estava ensolarado e belo.

Avenida Paulista, programa de paulistano! Comprei jornal, remédios na Drogaria São Paulo.

Hora do almoço. Onde? Aspargus (será que está aberto?), MacDonald’s, Bob’s ou Habib’s (nem pensar, neste domingo especial, nesses fast foods que carregam uma apóstrofe no nome!).

Lembrei do Gula Gula, o charmoso restaurante que abriu em um casarão na esquina da Rua Padre João Manuel com a Alameda Santos. Caro? Talvez. Mas, por que não uma extravagância no primeiro domingo depois de receber a aposentadoria?


E lá fui eu para o Gula Gula. A beleza interna combina com a externa. Bom atendimento. Gente bonita atendendo e comendo. Sem frescura. O prato principal (escolhi uma lasanha de berinjela) não é muito mais caro do que um combo nas casas das apóstrofes. A conta subiu com a taça de vinho chileno, a mousse de chocolate (uma generosa porção) e o cafezinho final. Gastei cerca de R$150,00, mas saí de lá feliz e satisfeito.

Para completar o domingo: Livraria Martins Fontes. Adoro vasculhar nas estantes da livraria e acabei achando um livro com quatro peças do Tiago Rodrigues, encenador e dramaturgo português que nos surpreendeu e encantou na MITsp de 2020 com By Heart (ao vivo) e Sopro (on line), que deixou de ser apresentada em razão do início da pandemia em março daquele ano. Os textos das duas peças fazem parte do livro, além de Natalie Wood, Três Dedos Abaixo do Joelho e Antonio e Cleópatra.

Metrô e ônibus para casa. Cheguei gelado, coisa que um banho quente resolveu na hora.

Único senão desse domingo desconfinado: uma dorzinha contínua em local bem inadequado.

Só liguei o note book para escrever estas mal traçadas linhas!!

BOA NOITE. 

10/10/2021

Um comentário:

  1. Ótimo programa para um domingo chuvoso. Fui ver Mais e Menos Dias, da cia. Elevador. Já viu? Ótima. Leia minha resenha no Facebook. Abraços

    ResponderExcluir