sexta-feira, 8 de outubro de 2021

BENDITAS MULHERES

 

Os maiores méritos de Benditas Mulheres, que teve uma pré estreia na noite de ontem no Teatro Renaissance, são o carinho e o respeito com que a autora Célia Forte homenageia uma profissional fundamental do teatro que, em geral, é o último nome a aparecer nas fichas técnicas dos espetáculos, isso quando não é simplesmente ignorada: a camareira.

Otila é a mais bem acabada e com certeza a mais humana e divertida entre as quatro personagens retratadas na divertida peça de Célia. Escrito especialmente para ela, Claudia Missura deita e rola no papel, sendo responsável pelas maiores gargalhadas da plateia e por aplausos em cena aberta. Em certos momentos Otila nem faz parte dos diálogos, mas suas reações com olhares e pequenos gestos acabam desviando a atenção do espectador para si. A personagem cai como uma luva para a atriz, que tem excelente tempo de comédia. Lembro-me que quando Célia comentou comigo sobre a peça, as personagens e o elenco, eu disse a ela “Tenho certeza que a Claudia Missura fará a camareira”.

Otila, assim como a Olímpia de Trair e Coçar É Só Começar deve se inserir no panteão das grandes personagens femininas cômicas e muito humanas do teatro brasileiro.

Uma das cenas mais divertidas da peça é com certeza o ensaio da peça que as atrizes estão preparando e é uma pena que ela seja relativamente curta. Propositalmente caricatural, vai crescer bastante quando o espetáculo ganhar maior ritmo.

Percebe-se o carinho com que Elias Andreato dirigiu o espetáculo enfatizando certo tom poético já presente no texto da autora.

A produção da peça, muito bem cuidada, é outro mérito desta divertida e humana investida de Célia Forte em nossa dramaturgia. 

08/10/2021 

Esta matéria contou com a colaboração de Arnaldo D’Ávila.

SERVIÇO:

BENDITAS MULHERES estreia em 08 de outubro às 21h30 no Teatro Renaissance.

Sessões às sextas e sábados às 21h30

Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/69194

Duração: 80 minutos

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário