quarta-feira, 13 de outubro de 2021

TANGO – ROTEIRO DA DECOMPOSIÇÃO

 

Foto de Ronaldo Gutierrez

Com uma bagagem de cerca de 4000 peças de teatros e outra quantia igual de filmes, chego até a achar natural que às vezes eu confunda e misture situações e personagens de obras assistidas.

Algo mais comum é eu remeter personagens de algo a que estou assistindo a figuras de outros espetáculos vistos anteriormente. Curiosamente esse fato aconteceu por duas vezes ao assistir Tango-Roteiro da Decomposição.

A peça mostra um casal desde a paixão e a surpresa do namoro até a inevitável decomposição da relação sugerida no título. A maior parte da ação ocorre na cozinha onde eles estão preparando um jantar.

Na primeira parte, onde tudo são flores, o casal me remeteu às personagens de Eva Wima e John Herbert que faziam par romântico em Alô, Doçura, um açucarado programa da extinta TV Tupi nos anos 1950/1960. Na segunda parte quando a relação se torna neurótica, doentia e agressiva o casal me lembrou as personagens de Nicole Kidman e Tom Cruise em De Olhos Bem Fechados (1999), último filme dirigido por Stanley Kubrick.

Essa comparação pode parecer bizarra, mas não deixa de confirmar que a peça radiografa de forma exemplar uma relação que começa linda e romântica e vai se deteriorando ao longo do tempo, deixando muita mágoa e ressentimento pelo caminho.

Bruno Perillo conduz com maestria essa narrativa sofisticada que se desloca de forma aparentemente aleatória no tempo e no espaço. Escancarando o ambiente onde a peça foi filmada, Perillo provoca no espectador salutar efeito de distanciamento.

E o casal? Ah, o casal! Que interpretações maravilhosas de Natalia Gonsales e Bruno Kott!

Natalia, no auge da beleza, da sensualidade e do talento dramático, faz daquela mulher (Ela) uma das atuações mais brilhantes e apaixonadas de sua curta, mas já gloriosa, carreira.

Bruno Kott, mais contido, também exala talento como o macho provedor e só aparentemente compreensivo e conciliador.

Além de todas as qualidades interpretativas, o casal dança tango muito bem (preparação corporal de Ronaldo Gutierrez).

Em mais um efeito brechtiano, na última cena Natalia e Bruno listam qualidades e defeitos das personagens Ela e Ele.

O trio (uma Natalia e dois Brunos) realiza um dos espetáculos virtuais mais bem sucedidos da atual temporada pandêmica.

Aplausos também para a trilha de Marcelo Pellegrini, os trabalhos de câmeras coordenado por Guto Garrote, os figurinos de Anne Cerrutti e para toda a equipe que compõe a ficha técnica desse ótimo e imperdível espetáculo.

MUITA ATENÇÃO: Somente mais três apresentações: dias 13, 14 e 15 às 20h. GRATUITO. Link: Contorno Produções – YouTube.

NÃO PERCA!!

13/10/2021

Um comentário:

  1. @natgonsales ilumina, embeleza, encanta e alegra! Parabéns a toda a equipe! Lindo espetáculo!

    ResponderExcluir