sábado, 2 de outubro de 2021

CHUVA DE ANJOS

 


Um dos espetáculos mais aplaudidos no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto no ano de 2006 foi Dinossauros. Montagem bastante simples de um grupo brasiliense com dois ótimos intérpretes trazendo um texto interessantíssimo do dramaturgo Santiago Serrano. Era a primeira vez que eu tomava contato com sua obra.

Quinze anos depois chega até nós, pelas mãos do Teatro Kaus Cia Experimental, outro texto do autor argentino. Trata-se de Chuva de Anjos, apresentado de forma virtual, com direção de Reginaldo Nascimento.

O cenário, uma praça e bancos de jardim, é o mesmo de Dinossauros, mas as personagens e a situação são bem diferentes. Duas mulheres estão ali sentadas. Enquanto a de cinza, pragmática e calculista, faz pesquisa e até se entusiasma com os suicidas que se atiram das janelas dos prédios ao redor, a outra (de negro) se surpreende com a conduta fria da primeira e se choca com a queda dos anjos.

Com diálogos ágeis e bem estruturados, Serrano faz uma sensível radiografia da solidão e do isolamento a que o ser humano está submetido em uma grande cidade e traz à tona a questão do suicídio, ato cada vez mais presente em nossa sociedade.

Reginaldo Nascimento dirige a cena concentrando toda a sua atenção no trabalho das ótimas atrizes que interpretam com muita verdade as duas mulheres: Amália Pereira (de cinza) e Vera Monteiro (de negro).

Infelizmente a encenação virtual deixa muito a desejar no que se refere à parte visual: o cenário, um tipo de telão que retrata a praça, é feio e tem cores muito carregadas, além disso, fica muito claro que cada uma das atrizes está em locais diferentes, haja vista que não há continuidade, por exemplo, na cena em que uma oferece flores à outra.

Outro senão (que não depende da produção do espetáculo) é a projeção de legendas automáticas destinadas a deficientes auditivos. A questão é que essas legendas são criadas de tal maneira que não reproduzem e até distorcem aquilo que está sendo falado podendo deixar o espetáculo absolutamente incompreensível para aqueles a quem essas legendas se destinam. Já notei esse problema em outros trabalhos virtuais a que assisti.

Sem levar em conta essas observações de um espectador ranheta, Chuva de Anjos é espetáculo dotado de grande humanidade que merece ser visto, servindo de reflexão e de alento nesses tempos sombrios que estamos vivendo.

Tenho certeza que a peça ganhará muito e perderá certo tom artificial presente na versão virtual no momento em que puder ser apresentada ao vivo. E esse momento vai chegar!

Parabéns Kaus! 

02/10/2021 

Serviço:

CHUVA DE ANJOS –Gênero: Comédia de humor ácido. Recomendação: 12 anos.

Ingressos: Gratuitos.

Sextas, sábados e domingos, às 20h.

Até 10 de outubro. 

Oficinas Culturais do Estado de SP - https://www.youtube.com/OFICINASCULTURAISDOESTADODESAOPAULO

 

 

 

 

 

2 comentários: