segunda-feira, 11 de outubro de 2021

ALETHEA DREAMS

 

 

O mote principal da peça de Rafael Souza - Ribeiro é a crise de identidade pela qual passa a executiva Teresa B. Rica, bem sucedida nos negócios e bem casada, Teresa está farta disso tudo e clama por mudanças e vai encontrar uma mudança radical na clínica Alethea da Dra. Betina que lhe propõe uma troca de identidade.

Usando recursos de ficção científica o autor faz reflexão bastante interessante sobre crises existenciais e comportamento humano.

O assim chamado teatro-filme pelo realizador Jorge Nassarala foi filmado no palco de um teatro e põe em cena os bastidores da filmagem em efeito de distanciamento bastante interessante. As cenas que revelam os bastidores são fotografadas em preto e branco com belo efeito estético.

Alethea Dreams é uma peça de personagens femininas e o marido só está ali presente para auxiliar no desenvolvimento da trama (participação discreta de Henrique Manoel Pinho). São as mulheres que brilham na história! E as atrizes, muito bem dirigidas por Miwa Yanagizawa, tiram o máximo proveito disso.

Se Luciana Malavasi, Monique Franco e Francine Flach estão muito bem em suas interpretações, os maiores aplausos vão para Sabrina Faerstein como a personagem que passa por dois momentos extremos, antes e depois da troca de identidade.

Perto do final a peça tem uma reversão surpreendente (que não vou citar aqui) e a última cena mostrando a plateia do teatro é belíssima.

Alethea Dreams confirma uma das vantagens do teatro virtual que é o acesso a trabalhos de outros estados e o conhecimento de profissionais (no caso o diretor e as atrizes) que dificilmente se apresentariam em nossos palcos.

Não entendo a razão do título em inglês. No meu modo de ver, só Alethea soaria bem melhor. 

11/10/2021 

SERVIÇO:

Estreia: 09 de outubro de 2021, sábado, às 20h, com transmissão pela web.
Canal de acesso à transmissão: 
youtube.com/artefranco
Temporada: Após a estreia, o espetáculo estará disponível On Demand, 24 horas por dia, todos os dias da semana, até 31 de outubro.
Acessibilidade: Haverá uma versão do teatro-filme “Alethea Dreams” com audiodescrição para pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos.
Ingressos: Grátis
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Debates públicos: Nos dias 14, 21 e 28 de outubro, às 20h, serão realizadas apresentações especiais seguidas de debates mediados por mulheres influenciadoras, a respeito da temática da obra, com acesso gratuito pelo canal 
youtube.com/artefranco

Nenhum comentário:

Postar um comentário