terça-feira, 30 de novembro de 2021

LEONARDO DA VINCI – A OBRA OCULTA

 

Consistente, original e muito criativa. Esses três adjetivos poderiam definir a dramaturgia de Leonardo Da Vinci – A Obra Oculta de autoria do italiano Michele Santeramo.

O que mais poderia se inventar ou escrever sobre o gênio Leonardo Da Vinci (1452-1519), tão admirado, incensado, estudado e biografado há mais de cinco séculos? Santeramo coloca Da Vinci dialogando com duas figuras presentes em suas obras, nada mais nada menos que Mona Lisa e Jesus.

A questão do polímata é que a morte não devia existir e que todo humano deveria ser eterno. Tempo é algo fundamental para quem é mortal, mas não tem a menor importância para quem está para sempre imortalizado em uma obra de arte. Enquanto os primeiros almejam mais tempo por estas paragens, os segundos se entediam diante de tanta eternidade.

Em certo momento a peça propõe uma pesquisa sobre quem gostaria de viver no país onde nunca se morre. Milhares de mortais se apresentam, mas à medida que vão se impondo restrições quanto ao amor, à imaginação, ao dinheiro, ao sexo e à memória as pessoas vão desistindo.

Esse brilhante texto do dramaturgo italiano tem uma encenação brasileira à sua altura assinada por Márcio Medina, na forma de filme realizado nas dependências da Casa das Caldeiras.

A interpretação, em parte na forma de leitura dramática, cabe ao sempre excelente Cacá Carvalho que faz as vezes de Da Vinci e de seus interlocutores. Mais um grande momento do grande ator.

Destaque para a importante e bela direção de fotografia de Junae Andreazza.   

30/11/2021 

SERVIÇO:

Temporada de 19/11 a 08/12

Segunda a sábado às 20h

Domingo às 18h 

Acesso: https://www.youtube.com/corporastreado

Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário