sábado, 18 de dezembro de 2021

BAILEGANGAIRE

 

 

Eu não tenho boa lembrança de Balangangueri, encenação da Cia. Ludens dirigida por Domingos Nunez, a qual assisti em 2011 no SESC Belenzinho. Não publiquei matéria a respeito, mas escrevi em minhas anotações que havia ficado irritado com as cenas histéricas que se passavam numa taverna onde dois homens faziam uma competição de risadas e o que se salvava na montagem era o trabalho das três atrizes Denise Wainberg, Fernanda Viacava e Tatiana Thomé.

Eis que dez anos depois, Nunez retorna com esse texto em uma versão de bolso (seria a original?), agora com o título de Bailegangaire e com a ação concentrada apenas nas três mulheres, onde a velha Mommo narra tudo o que aconteceu naquele dia da competição de risadas. Todas as cenas na taverna foram eliminadas, assim como as personagens que ali transitavam. Com isso a peça ganhou em ritmo e, quem diria, em ação!

Amazyles de Almeida e Natalia Gonsales são grandes atrizes e impressionam como as netas Mary e Dolly, que são obrigadas a ouvir ad infinitum as recordações da avó senil. Walderez de Barros é uma atriz superlativa e sua Mommo é digna de todos os louvores.

Tudo o que me incomodou em Balangangueri não está presente em Bailegangaire que é um momento brilhante dessas três excelentes atrizes.

Brincadeira a parte, a mudança de título fez bem a essa peça!!

 

18/12/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário