domingo, 5 de dezembro de 2021

VILA ITORORÓ

 

Admiramos as ruinas gregas e romanas, mas achamos que a Vila Itororó está caindo aos pedaços!! Na devida proporção, as ruinas do casario da Vila são tão significativas como a Acrópole, o Parthenon, o Coliseu e o Fórum romano.

Não sou especialista em patrimônio histórico, mas acho que a restauração da Vila Itororó deve ser feita com muita parcimônia. Quanto, por exemplo, do majestoso palacete deveria ser restaurado? Creio que as restaurações devem ser feitas no limite, apenas para que haja a possibilidade de se visitar seus interiores com segurança e para que não haja maior desgaste do edifício.

No final da tarde de ontem me dirigi à Vila Itororó para assistir ao espetáculo As Mulheres dos Cabelos Prateados..

A Vila está belissimamente iluminada (Ligia Chaim) e cada recanto é um verdadeiro esplendor. À medida que anoitece a iluminação vai adquirindo maior força. Uma parte do casario está completamente reformada e abriga escritórios e um pequeno museu com paredes e pisos originais e um histórico da Vila.


Um belíssimo painel restaurado tem à sua frente uma piscina vazia.

Por meio de um grande pátio chega-se a um aconchegante espaço onde se realizam shows de música. Na noite em que lá estive Jurema Peçanha fez belo show de samba acompanhada de ótimo trio. Crianças e adultos sambaram gostoso durante todo o evento. Uma barraca no pátio vendia uma cervejinha para acompanhar o samba.

Vale muito a pena visitar a Vila Itororó para curtir a sua beleza e saber um pouco de como e porque ela surgiu em 1922. O acesso é pela Rua Maestro Cardim, 60 (o metrô mais próximo é o São Joaquim).

A foto de cabeceira desta matéria é de Arnaldo D'Ávila e as restantes são minhas. 

05/12/2021

 

2 comentários:

  1. Estive la na sexta no show da Jurema pessanha estava otimo . Parabens a toda equipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão à todos pelo carinho. Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Excluir