segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

O ANO DE MARIANA MUNIZ - ATRIZ E DANÇARINA - NO MUNDO VIRTUAL


Em junho deste ano, após assistir a Sete Histórias, dirigida por Clara Carvalho eu escrevi: “Que Mariana Muniz é uma grande atriz não há ninguém que o negue e sua performance em ‘Sete Histórias’ só comprova o seu talento com aquele vozeirão e aquela expressão corporal que o Universo lhe concedeu”. Antes disso, Mariana já havia brilhado com sua breve participação em A Encomenda ou A Memória do Mar e, principalmente, em seu arrebatador solo Sonia-Um Ato por Tolstói.

 A Encomenda

Sonia - Um Ato Por Tolstói

Sete Histórias

        Para fechar o ciclo, eis que neste final de ano, Mariana nos brinda com duas belíssimas performances de teatro-dança: uma delas em parceria com o igualmente magnífico Luis Arrieta (Caminantes), lindamente fotografada no Jardim Botânico de São Paulo e a outra gravada nos aposentos de sua casa onde ela dialoga com a vida secreta dos objetos/coisas ali presentes (A Vida Secreta das Coisas).

Caminantes

A Vida Secreta das Coisas

        Neste último trabalho, a atriz/dançarina faz uso minimalista de todos os recursos corporais que domina tão bem. São lindos e sugestivos os movimentos de seus braços e suas mãos, assim como, as expressões faciais que vão do dramático ao cômico em questão de segundos. Não sou especialista, nem tenho conhecimento do assunto “dança”, mas sei apreciar o que é belo; quanto à questão teatral as performances de Mariana Muniz beiram a perfeição, não só com os trabalhos virtuais deste ano, como em tantos outros como atriz desde Nijinsky (1987), passando por Lago 21 (1988), O Fingidor (1999), O Fantástico Reparador de Feridas (2009), A Máquina Tchekhov (2015), A Cantora Careca (2018) e O Jardim das Cerejeiras (2019).

        Um currículo invejável para uma grande atriz que ainda não teve seu valor totalmente reconhecido.

        Na frase que abre esta matéria eu escrevo que o Universo concedeu, mas muito trabalho e dedicação contribuíram para Mariana Muniz chegar onde chegou.

 

        13/12/2021

 

 

SERVIÇO

 

Para assistir CAMINANTES (até 19/12) e A VIDA SECRETA DAS COISAS (até 22/12), acesse:  www.youtube.com/movicenaproducoes

 

 

 

 

       

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário