terça-feira, 14 de dezembro de 2021

2021 – 4X4 – TRÁGICAS

 

2500 anos nos separam da época em que as tragédias gregas foram escritas,        mas Ésquilo (524 a.C.–455 a.C.), Sófocles (496 a.C.–405 a.C.) e Eurípedes (480 a.C.–406 a.C.) podiam ser nossos contemporâneos porque os acontecimentos por eles narrados continuam, infelizmente, mais atuais do que nunca.

Por essa razão é que me torno profundamente indignado ao assistir essas poderosas quatro cenas concebidas por Lavínia Pannunzio e admiravelmente interpretadas por Karen Rodrigues, Cleide Queiroz, Miriam Mehler e Helena Ignez e a indignação aumenta ainda mais ao ler a dedicatória que aparece no início de cada cena e que tomo a liberdade de reproduzir:

“A todos aqueles que cessaram de respirar entre os anos 2020 e 2021, que, sem luto ou sepultura, se tornaram banquete fácil dos abutres e cães, durante a pandemia de Covid 19, disseminada propositalmente por Jair Messias Bolsonaro e seu governo genocida”

Antígona, Hécuba e Medeia são personagens emblemáticas da dramaturgia grega e trazem consigo muitas das barbaridades das quais o ser humano é algoz e vítima ainda hoje.

Lavínia concentra sua direção na interpretação das atrizes, cujas imagens são captadas em close, transmitindo o seu texto basicamente com a voz e as poderosas expressões faciais; para tanto é fundamental a belíssima direção de fotografia de Gabriela Miranda e Matheus Brant, a incrível trilha sonora de LP Daniel e, é claro, atrizes talentosíssimas capazes de dar conta de personagens tão complexas.

Lavínia selecionou cenas de três tragédias que são interpretadas por Karen Rodrigues e Cleide Queiroz (Antígona), Miriam Mehler, emocionante ao transmitir a dor de Hécuba e Helena Ignez revelando toda a fúria indignada de Medeia. Quatro momentos brilhantes de quatro grandes atrizes.

Infelizmente este trabalho fica disponível apenas até às 21h de hoje (14/12) (vide acesso na foto). CORRA!!! 

14/12/2021

 

Um comentário:

  1. José Cetra....perdoe-me em usar este espaço para um contato pessoal. Quem está escrevendo é o Ruberth Bertuzzi, seu primo, "o Betinho, filho do Amadeu e da Nena, da rua Fábia. Por favor,me de um retorno no meu e-mail: vivaldisete@gmail. Desejo muito um contato com voce e com a Lita...um grande abraço...

    ResponderExcluir