terça-feira, 7 de dezembro de 2021

PAISAGENS ANTES DO FIM

 

É gratificante quando o espectador vai se envolvendo aos poucos em um evento teatral e ao final tem a visão completa do que os criadores queriam transmitir. Por mais óbvio que pareça ser, o fato é que nem sempre isso acontece.

Ao que me parece, esta criação da Cia. La Leche nasceu modesta e programada para poucas apresentações virtuais e tem muitos méritos para merecer vida e divulgação mais longas.

São três cenas curtas de aproximadamente 15 minutos cada sobre um mundo que está prestes a acabar: em um a terra queima, em outro o ar falta e no terceiro o mar seca. Temas atualíssimos que já foram tratados muitas vezes, mas aqui surgem de maneira bastante original graças à criativa dramaturgia imaginada por Alessandro Hernandez. São espantalhos, pinguins e seres humanos com idades que superam os milhões de anos engolidos por uma baleia que refletem sobre esse fim que está prestes a chegar, em paisagens estranhas do Grajaú, da Brasilândia e de Guaianases.

A criativa direção de Cris Lozano tem como fortes aliadas a captação e edição de imagens de Guta Pacheco e a direção de fotografia de Thais Taverna. Chris Aizner contribui com os belos figurinos e os cenários são de Julio Dojcsar. Trilha sonora discreta e original de Morris.

Ana Paula Lopez e Alessandro Hernandez demonstram talento e versatilidade ao interpretar personagens tão díspares como pinguins, espantalhos e velhos milenares. Gestuais e tons de voz são os únicos recursos que ambos utilizam para diferenciar as personagens de cada cena.

AINDA HÁ TEMPO, IRMÃOS! – era a inscrição em uma faixa na paisagem desolada de fim de mundo na última cena do filme A Hora Final (1959) de Stanley Kramer e eu conclamo os admiradores de boas histórias que refletem o tempo presente: AINDA HÁ TEMPO de assistir a Paisagens Antes do Fim: transmissões pelo YouTube da Companhia a qualquer hora até o próximo dia 12 de dezembro: www.youtube.com/CiaLaLeche

As cenas podem ser vistas isoladamente, mas, no meu modo de ver, é interessante assisti-las em conjunto.

 

07/12/2021

Um comentário: