quinta-feira, 8 de abril de 2021

A GENEALOGIA CELESTE DE UMA DANÇA

 


Eu tenho o privilégio de ter uma varanda. Toda manhã eu abro a porta do quarto que dá para a varanda e deixo entrar o ar puro e o sol da manhã (obrigado, Bivar!). Daí a admirar o céu é só um desvio do olhar.

No final da tarde o sol que nasceu no mar se põe no continente, ali, atrás da minha varanda, e o céu à minha frente adquire belíssimas cores, principalmente quando algumas nuvens insistem em enfeitá-lo.


 Conto tudo isso para revelar a minha frustração em não me recordar do céu do dia 14 de abril de 2020.

O céu desse dia serviu de inspiração para Bruno Kott, Juliana Leite e Luciano Chirolli criarem um verdadeiro oásis nesse deserto que se tornou o Brasil com o vírus no ar e o verme na presidência.

“Poema cênico” para Luciano Chirolli, “vídeo performance” para Bruno Kott. Para mim esse trabalho revelou-se como uma verdadeira oração.

Eu não entendo absolutamente nada de religião, mas sei que uma das origens etimológicas da palavra é religare, ou seja, religar o ser humano ao universo, entendendo-se por universo aquilo que é a crença (ou descrença) de cada um e essa religação pode ser feita de várias maneiras como uma meditação ou uma oração. Religuei-me ao céu a partir desse lindo texto de Juliana Leite falado de maneira tão bela por Luciano Chirolli.

Noel Rosa fez um samba em feitio de oração, entendo que Juliana, Bruno e Luciano fizeram uma peça em feitio de oração.

A sempre lembrada Pina Bausch bradava “Dance, dance, senão estamos perdidos”, e Juliana reforça “É simples. É muito simples. Você dança para o céu e ele dança de volta para você”.

Recebi o texto da peça através da Gabrielle Araújo; sentei-me na varanda debaixo desse céu azul do dia 08 de abril de 2021 e o li sentindo mais uma vez aquela emoção da manhã ao vê-lo e ouvi-lo na interpretação emocionada de Luciano Chirolli.

Tenho certeza que depois dessa experiência o céu nunca mais vai ser o mesmo para mim.

O céu sabe o que está fazendo, ainda que nós não. O céu sabe para aonde está indo, ainda que nós não”.

 Pois é!!

Tenho certeza também que nunca mais vou escrever uma matéria com este teor!

 

A GENEALOGIA CELESTE DE UMA DANÇA estreia no próximo dia 12 de abril e fica em cartaz (online) até 05 de maio, às segundas, terças e quartas às 20h. Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br/teatrosergiocardoso

 

08/04/2021

 

Um comentário:

  1. Estas palavras expressou absolutamente tudo!
    "Eu não entendo absolutamente nada de religião, mas sei que uma das origens etimológicas da palavra é religare, ou seja, religar o ser humano ao universo, entendendo-se por universo aquilo que é a crença (ou descrença) de cada um e essa religação pode ser feita de várias maneiras como uma meditação ou uma oração. Religuei-me ao céu a partir desse lindo texto de Juliana Leite falado de maneira tão bela por Luciano Chirolli."

    ResponderExcluir