terça-feira, 6 de abril de 2021

QUE FIM LEVOU CARLOTINHA?

A personagem Carlotinha surgiu para mim em março de 2009 na oficina “Dramaturgia do Quotidiano” ministrada por Jorge Louraço.

Ao ser provocado para escrever sobre uma passagem quotidiana fiz narrativa de uma lauda onde um jovem senhor observava uma senhora idosa sentada em sua frente no metrô e pensava como ela se parecia com Carlotinha, sua madrinha, que ele nunca mais viu.

Ao transformar a narrativa em texto teatral resolvi escrevê-lo a partir da Senhora como personagem já instalada no apartamento daquele homem. O resultado foi uma pequena cena onde ela divaga sobre os motivos dele tê-la convidado para ir até o seu apartamento. Segundo ela, ele foi até o mercado comprar os ingredientes para ela fazer um bolo e enquanto isso ela se dirige a Ferdinando, o gato da casa.

Na época a minha querida Neuza Pommer fez uma deliciosa leitura da peça no N.Ex.T e, posteriormente, a apresentamos no Festival de Cenas Cômicas do Espaço Parlapatões.


 

Em gesto delicadíssimo Neuza fez uma apresentação especial na casa de minha mãe que na época estava com 95 anos e viria a falecer um ano depois.

Algum tempo depois, Arnaldo D’Ávila, um admirador desse pequeno texto, pensou em montá-lo e conversamos sobre a possibilidade de ampliá-lo de acordo com ideia que eu já tinha em mente que era criar mais duas cenas, uma na perspectiva do homem e outra na do gato Ferdinando.

Arnaldo e eu juntamos nossas forças e na companhia de muito macarrão e muito vinho escrevemos essas duas cenas, batizando o homem de Ricardo e colocando em cena também Dinorah, uma calopsita, rival de Ferdinando. 



Foi assim… 

        E eis que agora a perseverança de Arnaldo coloca em cena a nossa Carlotinha com direção de Cida Almeida, cenografia de Marcelo Andrade e figurino de Carol Badra, sendo que ele se encarrega dos três personagens.

        Acompanhei de longe o seu árduo trabalho de produzir o espetáculo nestes tempos tão difíceis e estou curiosíssimo para assistir aos resultados.

        Em comum acordo resolvemos dedicar o espetáculo à querida Neuza Pommer, a primeira Carlotinha.

        Temporada gratuita: Dias 12, 13 e 14 de abril com sessões às 19h e às 21h no canal do ator no Youtube: www.youtube.com/arnaldodavila

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário