sexta-feira, 2 de abril de 2021

LIÇÕES DRAMÁTICAS POR JOÃO CAETANO

 

Aquilo que pelo título pode parecer didático e cansativo de acompanhar trata-se de delicioso e lúdico exercício teatral que vai agradar não só a quem faz teatro, mas ao público em geral.

Em 1862 o ator João Caetano (1808-1863) publicou o livro Lições Dramáticas onde discorre sobre a arte da interpretação dirigindo-se principalmente aos jovens atores.

Claudio Mendes compilou as 12 lições contidas no livro com o auxílio de Isaac Bernat que também responde pela direção dos episódios que formam a web serie formada por 12 episódios deliciosos com cerca de dez minutos cada que obedecem a uma estrutura simples e funcional: o ator “ministra a aula” acompanhado de canções da época tocadas ao vivo por violão (André Mendes) e cavaquinho (Pedro Cantalice) e ao final faz leitura de trechos de peças que têm como tema o teatro.

Sem afetação e com muito talento Claudio Mendes incorpora a figura de João Caetano e apesar de se restringir às falas e ao linguajar do velho ator, traz uma atualidade impressionante a tudo o que é dito. Há um momento saboroso na décima segunda lição, onde se reproduz diálogo entre João Caetano e Martins Pena (1815-1848) no qual o primeiro conclui que nunca sofreu pateada (designação comum na época, hoje fora de moda, para o ruído que o público faz com os pés nos espetáculos teatrais em sinal de reprovação), diz ainda que “o público brasileiro é muito tolerante e que seria bom que fosse mais severo para que não tivéssemos entre nós tantas gralhas ornadas com penas de pavão”.

As lições referem-se à voz, ao gestual, à compreensão do texto e em tudo há indicação/sugestão de equilíbrio e comedimento. Não há registros das atuações de João Caetano, mas os escritos sobre ele o descrevem como um ator de gestos grandiloquentes que não declamava em cena...ele rugia! A verdade, onde está a verdade? Ou ainda: “Faça o que eu digo e não faça o que eu faço”.

Polêmicas à parte, não resta dúvida que João Caetano foi um importante e inovador ator de teatro e Claudio Mendes o representa com muita verve e talento.

A direção de Isaac Bernart é precisa, simples, perfeitamente adequada à linguagem audiovisual e em harmonia com o belo cenário de Carlos Alberto Nunes construído no amplo espaço do teatro de arena do SESC Copacabana. A delicadeza da montagem fica por conta da parte musical interpretada por André Mendes e Pedro Cantalice e a cereja do bolo, é claro, é Claudio Mendes com sua interpretação primorosa e emocionada de João Caetano e das personagens das peças que ele apresenta ao final de cada episódio.

Na noite de 1º de abril de 2021 assisti à entrevista que o ator concedeu ao SESC Rio e me propus a assistir ao primeiro episódio. Tal foi o entusiasmo que passei para o segundo, para o terceiro e quando percebi estava ao final do décimo segundo. Foram mais de duas horas de puro deleite.

ESSAS LIÇÕES DRAMÁTICAS são ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEIS. Não perca a oportunidade de assistir a um ator em pleno estado de graça interpretando outro ator que dá lições de interpretação.

O acesso é pelo canal do SESC Rio no YouTube (uma vez no portal, clicar em vídeos):

 

 https://www.youtube.com/user/portalsescrio


02/04/2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário