segunda-feira, 5 de abril de 2021

NÃO SE MATE

 

 

Tenho sangrado demais

Tenho chorado pra cachorro

Ano passado eu morri

Mas esse ano eu não morro

(Belchior) 

        A dramaturgia da peça Não Se Mate de Giovani Tozi é toda pontuada por poemas de Carlos Drummond de Andrade, mas no meu modo de ver os versos que melhor definem o espetáculo são os citados em epígrafe, trecho da canção Sujeito de Sorte de Belchior.

        Carlos, o personagem da peça de Tozi, decididamente não é, ou no mínimo, não está um sujeito de sorte: acaba de perder a mãe, o emprego e a namorada. Tudo de uma vez, como ele se queixa em altos brados. Em seu desespero depressivo ele perde a vontade de pintar e pensa em se suicidar, entretanto muda de ideia ao surgir uma espécie de deus ex machina de nome José, em recurso dramatúrgico muito interessante que joga com o tempo e que me fez lembrar a Valsa Brasileira de Chico Buarque; mais não revelo para não ser desmancha prazer para quem vai assistir este instigante trabalho de um jovem dramaturgo.

        Tozi, admirador confesso da obra de Drummond, acertadamente não abusa dos versos do poeta, aproveitando trechos dos mesmos apenas para ilustrar (e enriquecer) o seu texto.

        Leonardo Miggiorin despe-se de qualquer charme televisivo para interpretar o indignado Carlos e o faz com total entrega e muito talento. Este talvez seja o seu trabalho mais maduro.

        A peça conta ainda com a presença iluminada de Luiz Damasceno no papel de José.

        O cenário (não creditado na ficha técnica) simples, mas bastante prático é iluminado por Cesar Pivetti, o figurino é assinado por Fábio Namatame e a bela trilha sonora é de DW Ribatski.

        Tudo isso regido pelo autor Giovani Tozi, também diretor deste importante espetáculo.

        NÃO SE MATE. Temporada online de 02 a 11 de abril de sexta a domingo às 20h pelo Sympla. ÚLTIMA SEMANA. NÃO PERCA!

        05/04/2021

       

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário