sexta-feira, 16 de abril de 2021

SÔNIA – UM ATO POR TOLSTOI

 

Sófia Andreiêvna Tolstaia (Sônia) (1844 – 1919) prepara-se para fazer pequeno discurso em uma homenagem póstuma ao seu marido Liev Tolstói (1828-1910) e durante a tentativa de preparação de sua fala relembra alegrias e tristezas de sua convivência com o grande escritor com quem teve 13 filhos.

Sônia teve grande importância na criação literária de Tolstói revisando seus textos e dando sugestões, além de desempenhar todas as funções e deveres de uma esposa russa do seu tempo parindo e criando uma dezena de filhos, além de cuidar dos afazeres domésticos.

Dispondo de dados reais e de sua criatividade, Thiago Sogayar Bechara escreveu esse belo e poético texto ora em apresentação on line, onde a personagem louva seu amor e dedicação a Tolstói, mas também reivindica a sua importância como mulher e como ser humano.

Elias Andreato dirige a encenação com sua habitual delicadeza colocando a personagem sentada defronte a câmera com a foto de Tolstói ao fundo.

Nesse único plano acontecem os 45 minutos de duração do espetáculo e em nenhum momento há a vontade de olhar para o relógio ou ir até a cozinha tomar café.

O texto de Bechara e a direção de Andreato são dignas de aplauso, mas os maiores méritos para esse olhar hipnotizado para a tela do notebook são de Mariana Muniz, a intérprete de Sônia. Mariana consegue a proeza de fazer teatro dança sendo focada apenas da cintura para cima. São belíssimos e significativos seus movimentos de cabeça, braços e mãos. Sua voz poderosa também contribui para a grandeza da interpretação, digna de reconhecimento e muitos prêmios.

       Testemunhar o momento sublime onde uma grande atriz interpreta personagem forte e consistente está ao alcance de todo privilegiado que às terças, quartas e quintas pouco antes das 20h acessar www.youtube.com/movicenaproducoes. Atenção que é só até a próxima quinta, dia 22!

       ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL!

       OBRIGADO MARIANA MUNIZ!

                   Fotos de Cláudio Gimenez

       16/04/2021

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário