terça-feira, 13 de abril de 2021

TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA e o FESTIVAL DA TRAGÉDIA BRASILEIRA

 

Junto com A Falecida, Toda Nudez Será Castigada é, no meu ponto de vista, uma das peças melhor elaboradas dramaturgicamente por Nelson Rodrigues com diálogos fluentes e brilhantes, tendo personagens envolventes como Geni, Patrício, Herculano e Serginho, além das três memoráveis tias. Some-se a isso, a novidade na época de iniciar a peça pelo fim da história e a revelação bombástica no último minuto. Coisas do gênio do nosso grande dramaturgo.

Por todas essas razões vejo como pertinente a escolha dessa peça para abrir o Primeiro Festival da Tragédia Brasileira concebido pela Cia. Repertório Rodriguiana, dirigida por Marco Antonio Braz.

Muitas Genis já passaram pela minha vida: a primeira foi Darlene Glória e sua exuberante performance no filme de Arnaldo Jabor (1973). No teatro, a primeira Geni foi para mim, a vigorosa Marlene Fortuna nas encenações de Antunes Filho (1981 e 1984). Seguiu-se uma das mais humanas Genis a que assisti em um palco (Ceres Vittori – 1986- com o Grupo Delta de Londrina, dirigida por Antônio Teodoro). Vieram depois Marília Pêra – 1998 - (infelizmente em uma encenação equivocada de Moacyr Góes), Leona Cavalli – 2000 - (ótima, dirigida por Cibele Forjaz), Patrícia Selonk – 2006 - (direção de Paulo de Moraes) e Ondina Clais Castilho – 2012 – (em nova visita de Antunes Filho à peça). É importante notar que uma das grandes lacunas da minha vida de espectador é não ter assistido a grande Cleyde Yáconis, criadora da Geni em 1965 no Rio de Janeiro, dirigida por Ziembinski.

Agora chegou a vez de Antoniela Canto que mesmo com a limitação de uma leitura dramática realizada individualmente (cada intérprete fez a leitura de sua residência, em função do isolamento social), deu vida apaixonada a essa emblemática personagem de Nelson Rodrigues.

O elenco é o ponto mais forte dessa bem-vinda leitura. Braz, dando ênfase à definição do autor (uma obsessão em três atos), imprimiu às interpretações características grandiloquentes e melodramáticas. Não há como não destacar, além de Antoniela Canto, o cafajeste Patrício de Silvio Restiffe, a Tia Nº 1 de Miriam Mehler e o

Serginho do ótimo Leonardo Silva, que também lê as rubricas do primeiro ato.

Um grande achado deste trabalho é que a leitura das rubricas não é realizada de forma neutra, como geralmente acontece, mas interpretada de acordo com os fatos da história, além de comentarem e criticarem a ação (principalmente aquelas feitas por Braz nos segundo e terceiro atos). Testemunhamos assim, por meio da leitura das rubricas, a introdução do “efeito de distanciamento” no teatro de Nelson Rodrigues. Quem diria!



        O Festival está apenas começando havendo ainda leituras de Viúva, Porém Honesta, Perdoa-me Por Me Traíres, Álbum de Família, A Serpente e de dois contos inéditos A Sogra Peluda e Obsessão Preta.

        Como a companhia pretende montar a obra completa de Nelson Rodrigues, provavelmente, outros festivais virão.

        Muito bem vinda essa iniciativa da Cia. Repertório Rodriguiana com o objetivo, segundo o grupo, que a difusão da obra de Nelson Rodrigues funciona “como vacina contra o vírus da ignorância, da estupidez e ao autoritarismo que nos cercam

        Totalmente de acordo!

        13/04/2021

 

Programação: 

TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA
DIAS 12,13,14 DE ABRIL
EM DOIS HORÁRIOS: 15H ÀS 18H e 19H ÀS 22H

VIÚVA, PORÉM HONESTA
DIAS 15,16,17 DE ABRIL
EM DOIS HORÁRIOS: 15H ÀS 18H e 19H ÀS 22H
 

PRIMEIRO FESTIVAL DA TRAGÉDIA BRASILEIRA

·         PERDOA-ME POR ME TRAÍRES

·         ÁLBUM DE FAMÍLIA

·         A SERPENTE

·         O NELSON QUE QUASE NINGUÉM LEU: A SOGRA PELUDA e OBSESSÃO PRETA

 

DO DIA 18 AO DIA 24 DE ABRIL, DISPONÍVEL 24H PARA VISUALIZAÇÃO.

DIA 26 DE ABRIL DAS 22H ÀS 00H - 
“Psicanálise de Botequim” com Ruy Castro (Convidado do mês)

DIA 27 DE ABRIL DAS 22H ÀS 00H – Aula magna com Braz
ONDE?
NO CANAL DO YOUTUBE OFICIAL DA CIA:
https://linktr.ee/CiaRepertorioRodriguiana

*Os vídeos só estarão disponíveis no Youtube nos dias e horários acima citados.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 ANOS

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário