domingo, 11 de abril de 2021

JOHN E EU

 

O sonho de toda uma geração acabou no dia 08 de dezembro de 1980 com a morte estúpida de John Lennon (1940-1980) na porta do Dakota, icônico edifício de Nova York onde foi concebido e nasceu o bebê de uma tal de Rosemary.

O cantor e pacifista inglês foi assassinado a tiros por Mark Chapman, um jovem fanático de 25 anos que posteriormente declarou os seus motivos para cometer o crime.

Nicolas Trevijano dá voz a Chapman horas antes do assassinato, onde ele fala de seus traumas de infância (sofreu booling de Max, que ele considerava seu melhor amigo), pontua as semelhanças de sua vida com a de Lennon e, principalmente, confessa a vontade de se tornar conhecido e ser alguém. Quanto a este último ponto ele atingiu seu objetivo: quem seria Mark Chapman hoje, caso ele não tivesse assassinado John Lennon?

O texto de Trevijano é claro e fluente, expondo muito bem a mente sombria de Chapman e reproduzindo sua revolta a respeito da falta de religiosidade do cantor e a disparidade entre a defesa que Lennon fazia do desapego dos bens materiais e a sua vida de luxo e riqueza.

Marco Antônio Pâmio dirige a encenação com olhar cinematográfico (o que está se tornando quase uma obrigação para quem dirige espetáculos audiovisuais) focando o interprete em vários planos/ângulos, mas não abre mão daquilo que é o mais sagrado no teatro: a interpretação do ator. A atuação de Trevijano, assim como a direção, prima pela discrição e comedimento, dando um toque oportuno de humanidade a personagem tão controverso. Desse modo o espectador chega até a compreender (sem aceitar) o terrível ato cometido por um ser amargurado e condenado, segundo o próprio, a ser um joão ninguém.

O cenário de Cássio Brasil reproduz um sombrio quarto de hotel iluminado por André Grynwask e Pri Argound.

Sempre cuidadoso na escolha da trilha sonora, neste caso Pâmio concentrou a mesma, quase que totalmente, nas composições de John Lennon.

John e Eu é mais um trabalho muito bem resolvido nestes tempos de teatro virtual e foca assunto de interesse não só dos fãs dos Beatles e da música em geral, mas também daqueles que buscam entender os porquês do ser humano.

 

JOHN E EU – Temporada até 02 de maio, de quinta a domingo às 20h. Ingressos gratuitos via Sympla. NÃO PERCA!

 

11/04/2021

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário